Relatório afirma que o Windows 10 é mais seguro que o Windows 7

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A segurança dos nossos dados é um tema que não sai da ordem do dia. Num mundo cada vez mais tecnológico, os receios de vermos os nossos dados sensíveis na posse de terceiros é um medo constante. No que toca à informática, o Windows 10 e o Windows 7 são dos mais utilizados em todo o mundo. Mas qual deles será o mais seguro?

Os sistema operativos da Microsoft foram desde sempre os mais apetecíveis para os criadores de vírus e malwares. Algo perfeitamente compreensível pelo facto de serem os mais utilizados a nível global, algo que lhes permite chegar a um maior número de vítimas. Mas será que a Microsoft tem melhorado no combate a tal?

Vê ainda: Huawei P20 vê as suas principais características reveladas no Twitter

Note-se que a Microsoft sempre publicitou o seu Windows 10 como o mais seguro de todos. É normal que qualquer empresa diga isso dos seus produtos. Afinal de contas, o objetivo primordial é vender esse mesmo produto para que no final do mês lucros sejam reportados.

Agora, temos uma empresa independente a corroborar tais afirmações. A Webroot vem afirmar que o Windows 10 se apresenta bem mais seguro que um dos seus antecessores, mesmo para os utilizadores domésticos.

Recorde-se que o Windows 7 foi um dos SO mais populares de sempre na história da Microsoft. Depois de um Vista que desiludiu fortemente, o Windows 7 veio dar uma lufada de ar fresco ao software da empresa de Redmond.

Windows 10 vs Windows 7. qual o mais seguro?

Uma popularidade que se foi mantendo ao longo dos anos, mesmo com a chegada da versão 8 e 8.1. Só com a chegada da versão 10 é que os utilizadores começaram a deixar o 7, mas ainda assim há muitos que se mantêm fieis à versão lançada em 2009.

Ora, a empresa Webroot disponibilizou agora os seus dados relativos à analise do mercado de malware em 2017. Segundo ela, apenas 15% dos malwares encontrados estavam presentes no Windows 10. Um número que contrasta bastante com os 63% encontrados no 7.

A empresa afirma ainda que a taxa de descoberta de malware no final de 2017 era de 0.07% para a versão 10 do sistema operativo da Microsoft, contra os 0.17% da versão 7. Já no que respeita ao mercado empresarial, a Webroot afirma que o Windows 10 é mais do que duas vezes mais seguro que o 7.

Como é óbvio, estes dados agradarão bastante à empresa liderada por Satya Nadella. Afinal de contas, aquilo que eles pretendem é que as pessoas adotem a mais recente versão do seu sistema operativo. E estes dados irão, certamente, apaziguar muitos receios em termos de segurança.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy J7 Prime 2, um vislumbre do passado da Samsung

Huawei MateRS Porsche Design com 512GB de armazenamento?

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.