Windows 10 continua a crescer, porém ainda está atrás do Windows 7

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como no mercado mobile, também no setor de informática existe mais do que uma oferta em termos de sistemas operativos. Neste caso a oferta é ainda mais alargada, com propostas que certamente agradarão a todo o tipo de utilizadores. O Windows 10 é apenas uma das ofertas existentes neste mercado, tendo sido um dos que mais tem crescido ao longo dos últimos anos.

Inicialmente, muito justificariam este aumento na sua presença no mercado em razão de o mesmo ter sido oferecido pela Microsoft. Todavia, esse período de adoção gratuita já terminou e ainda assim o mesmo continua a crescer em termos de adoção por parte dos utilizadores.

Vê também: NetMarketShare.

Segundo o mais recente relatório difundido pela empresa, o Windows 10 continua a registar aumentos na sua presença no mercado. Contudo, este ainda não é o sistema operativo mais utilizado no mundo, sendo ultrapassado pelo seu irmão mais velho Windows 7.

Windows 10 continua a ser um sistema operativo em crescimento

Curioso é de notar que, apesar do seu domínio de mercado, o Windows 7 registou uma queda de 0.42 pontos percentuais face a maio deste ano. As razões para este decréscimo podem ser imensas, ficando apenas a nota da sua evolução ao fim de quase oito anos no mercado.

Olhando agora para o maior rival do Windows neste mercado, o Mac OS X registou uma descida de 0.10% face ao mês anterior. Sendo a Apple uma das grandes concorrentes à Microsoft neste mercado, o seu sistema operativo surge logo atrás de todas as outras versões do Windows ainda no mercado.

Em termos globais, a NetMarketShare adianta que 91.51% do mercado é dominado por utilizadores Windows, seguidos pelo Mac OS X com 6.12%. Já o Linux, nas suas mais variadas versões, consegue uma quota de mercado de 2.36%.

Eis o dados de mercado pela StarCounter

Dados provenientes de uma outra firma, a StatCounter, mostram-nos números ligeiramente diferentes. Para esta empresa, o sistema operativo da Microsoft domina apenas 84.31% do mercado. São quase dez pontos percentuais a menos que os dados da NetMarketShare, mas que, ainda assim, não trazem grandes mexidas na tabela dos SO´s mais utilizados globalmente. Já o Mac OS X consegue uma quota de mercado de 11.61%.

Utilizando métodos matemáticos, a StarCounter diz-nos também que o Windows 7 continua a dominar o mercado dos sistema operativos para computadores com 45.73%. Em segundo lugar, sem grandes surpresas, surge novamente o Windows 10 com 36.62%, seguido do Windows 8.1 com 9.38%.

Neste momento podes estar-te a perguntar como é que duas firmas possuem números diferentes face ao mesmo mercado. Pois bem, tanto a NetMarketShare como a StatCounter, obtêm estes números através de sites parceiros e números de rastreamento.

Em todo o caso, as conclusões principais são as mesmas, mostrando-nos que o Windows continua a ser o sistema operativo eleito pela maior parte da comunidade tecnológica.

Outros assuntos relevantes:

Galaxy Note FE – Samsung dedicará o “novo” Note 7 aos seus fãs

Apple iPhone 8 consegue ser mais pequeno que o iPhone 7 Plus

GTA V recebe atualização que adiciona ainda mais conteúdo!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.