windows-10

O Windows 10 já tem mais de 1/5 de Market Share no universo dos softwares para computadores. Muito de todo esse sucesso em apenas um ano se deve à sua simplicidade e funcionalidades atrativas. A atualização de aniversário só vieram confirmar isso mais ainda.

Menu Iniciar

Com a “Anniversary Update” tudo se tornou mais simples no Windows 10 para computador. Agora, e começando da esquerda para a direita, existe uma primeira coluna com o símbolo de “Hamburger Menu” no topo e que, mais abaixo, mostra o ícone do utilizador, do Explorador de Ficheiros – bem importante e que reduz os “cliques para lá chegar” –, das Definições – tão fulcrais para qualquer utilizador – e, para terminar, o símbolo que inclui os comandos de Suspender, Encerrar e Reiniciar.

   

Contudo, esses são apenas pequenos detalhes daquele que é um Menu Iniciar modificado (para melhor) ainda que de um modo subtil. Numa segunda coluna, estão listadas as aplicações Recentes e as Mais Utilizadas às quais se juntam todas as outras em formato de lista ordenada por ordem alfabética, tal como se vê na imagem.

13932218_1198009400250549_1143175438_o

O resto, onde se encontram as habituais Live Tiles continua semelhante, ainda que com uma grande diferença que para muitos pode passar despercebida, mas que é muito bem-vinda e já há muito tempo que devia ter sido implementada. Esta novidade consiste na imagem que está a ser refletida pela Tile que, quando clicada, irá diretamente para a mesma. Ou seja, na aplicação de Notícias, por exemplo, agora se ver uma notícia que seja do nosso interesse, ao clicar na Live Tile não mais será preciso procurar a respetiva notícia dentro da aplicação pois essa ficará exposta em primeiro plano para que se aceda a ela diretamente.

São as chamadas “Chaseable Live Tiles” e são, sem dúvida, a melhor das funcionalidades adicionadas a este Menu Iniciar já tão conhecido pelos utilizadores deste sistema operativo.

Centro de Ação

Personalizar o número de ações rápidas como a Luminosidade, o Wi-Fi ou o Bluetooth é apenas uma de várias novidades e mudanças presentes neste reformulado Centro de Ação que, também a níveis estéticos se alterou ligeiramente.

Também as notificações que são apresentadas nunca antes poderam ser tão personalizadas ao gosto do utilizador. Agora, para além de escolher quais aquelas que podem aparecer no Centro de Ação, também se pode definir um número máximo para as notificações de uma aplicação em específico bem como a sua prioridade. Assim, é possível aplicar uma ordem hierárquica de importância para as mesmas para quando estas forem de Normal, Alta ou Máxima importância. Para além disso, e dependo da aplicação em questão, é possível atuar no próprio Centro de Ação sem necessitar abrir a aplicação em causa.

13931464_1198009416917214_990599540_o

Por fim, e completando o Centro de Ação, uma das maiores e mais aguardas novidades presentes nesta versão de aniversário do Windows 10 foi a possibilidade em conectar smartphones Android ou Windows com o mesmo. Não é um processo difícil. Porém, e talez por ser a sua primeira versão, ainda está um puco aquém das expectativas dado que apresenta ainda pouca fiabilidade. Contudo, mesmo que não seja totalmente capaz, é sempre uma grande mais-valia o facto de poder receber notificações (de todo o género de aplicações) do smartphone diretamente no Centro de Ação.

Por fim, ainda que com menos uso (para já) do que aquele que era expectável são as “Rich Notifications” que são aquelas cujas mensagens no Centro de Ação vêm acompanhadas de uma imagem que as descreve ou caracteriza.

Cortana

Há pouco a dizer neste capítulo. A Cortana já está disponível em português, mas em português do Brasil. Deste modo, são várias as coisas que um português de Portugal tem de sacrificar – como o idioma nativo do seu PC ou a região onde vive – para poder usufruir desta companheira. Em consequência, a interação com esta não durou mais que 30 minutos.

13977965_1198009440250545_915496181_o

Esta foi um de dois artigos que refletem uma breve análise a esta atualização que foi trabalhada durante um ano pela Microsoft e pelos Insiders. Valeu a pena esperar.

Talvez queiras ver:

Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.