Windows 10 "Anniversary Update": o que esperar (parte 1)

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

O Windows 10 já tem mais de 1/5 de Market Share no universo dos softwares para computadores. Muito de todo esse sucesso em apenas um ano se deve à sua simplicidade e funcionalidades atrativas. A atualização de aniversário só vieram confirmar isso mais ainda.

Menu Iniciar

Com a “Menu Iniciar modificado (para melhor) ainda que de um modo subtil. Numa segunda coluna, estão listadas as aplicações Recentes e as Mais Utilizadas às quais se juntam todas as outras em formato de lista ordenada por ordem alfabética, tal como se vê na imagem.

O resto, onde se encontram as habituais Live Tiles continua semelhante, ainda que com uma grande diferença que para muitos pode passar despercebida, mas que é muito bem-vinda e já há muito tempo que devia ter sido implementada. Esta novidade consiste na imagem que está a ser refletida pela Tile que, quando clicada, irá diretamente para a mesma. Ou seja, na aplicação de Notícias, por exemplo, agora se ver uma notícia que seja do nosso interesse, ao clicar na Live Tile não mais será preciso procurar a respetiva notícia dentro da aplicação pois essa ficará exposta em primeiro plano para que se aceda a ela diretamente.

São as chamadas “Chaseable Live Tiles” e são, sem dúvida, a melhor das funcionalidades adicionadas a este Menu Iniciar já tão conhecido pelos utilizadores deste sistema operativo.

Centro de Ação

Personalizar o número de ações rápidas como a Luminosidade, o Wi-Fi ou o Bluetooth é apenas uma de várias novidades e mudanças presentes neste reformulado conectar smartphones Android ou Windows com o mesmo. Não é um processo difícil. Porém, e talez por ser a sua primeira versão, ainda está um puco aquém das expectativas dado que apresenta ainda pouca fiabilidade. Contudo, mesmo que não seja totalmente capaz, é sempre uma grande mais-valia o facto de poder receber notificações (de todo o género de aplicações) do smartphone diretamente no Centro de Ação.

Por fim, ainda que com menos uso (para já) do que aquele que era expectável são as “Rich Notifications” que são aquelas cujas mensagens no Centro de Ação vêm acompanhadas de uma imagem que as descreve ou caracteriza.

Cortana

Há pouco a dizer neste capítulo. A Cortana já está disponível em português, mas em português do Brasil. Deste modo, são várias as coisas que um português de Portugal tem de sacrificar – como o idioma nativo do seu PC ou a região onde vive – para poder usufruir desta companheira. Em consequência, a interação com esta não durou mais que 30 minutos.

Esta foi um de dois artigos que refletem uma breve análise a esta atualização que foi trabalhada durante um ano pela Microsoft e pelos Insiders. Valeu a pena esperar.

Talvez queiras ver:

  • PoGo-UWP deixou de ser uma alternativa Windows para os fãs de Pokémon
  • Avast está a causar problemas na instalação do Windows 10 Anniversary Update
  • A Microsoft já prepara duas grandes atualizações para o Windows 10 em 2017
Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.