A Internet tornou-se numa parte indispensável do quotidiano dos portugueses há já alguns anos. Seja dentro como fora de casa, tanto no trabalho como no lazer, a Internet está presente em cada aspeto da vida em Portugal, algo que fica claro com este novo estudo.
Com efeito, esta perceção é reforçada pelas respostas ao estudo da devolo. Na prática, quase 100% dos inquiridos considera a Internet como um serviço essencial em casa, ao mesmo nível da água e da eletricidade. Isto enquanto menos de 70% dá essa importância ao aquecimento.
Internet é uma das necessidades primárias em Portugal
Porém, será que a popularidade do Wi-Fi acompanhou a da Internet? Para os portugueses, a resposta é sim: quase 70% consideram o Wi-Fi em casa tão importante como água ou eletricidade.
Infelizmente, atentando nas conclusões ora apresentadas, vemos que mais de 90% dos portugueses tem problemas com a sua ligação Wi-Fi pelo menos ocasionalmente. Isto é especialmente grave com o aumento da popularidade do teletrabalho.
Realidade que provavelmente é a razão de quase metade dos inquiridos considerar o período entre a uma da tarde e as nove da noite como aquele em que é mais essencial ter uma ligação WiFi estável.
Problemas na cobertura continuam a pejar o Wi-Fi
Mais concretamente, no que toca às atividades afetadas por problemas de Wi-Fi, as mais comuns são navegar na Internet. Aqui com mais de metade dos portugueses a reportar queixas, streaming de vídeo, videochamadas e videoconferências, e download e upload de ficheiros.
Aliás, com mais de um quarto dos inquiridos a reportar queixas em cada uma destas atividades. Talvez a parte mais grave: mais de metade dos utilizadores não sabe a fonte destes problemas de Wi-Fi.
Note-se que nem todas as divisões das casas dos portugueses são afetadas igualmente por problemas de Wi-Fi. Com efeito, quase 40% dos inquiridos tem ligação Wi-Fi fraca no exterior e, mais grave, quase metade o tem o mesmo problema num quarto.
Soluções podem passar por routers, repetidores Wi-Fi e Powerline
A solução mais comum que os portugueses usam para tentar resolver problemas de Wi-Fi são os repetidores. Na prática, com mais de 40% dos utilizadores a reportar usar estes dispositivos.
Tipo: repetidor Wi-Fi
Padrão: Wi-Fi 6
Capacidade: até 5 400 MBps
Portas: 2x Gigabit e Ethernet
Cor: branco
A segunda solução mais popular é o powerline, mas está muito distante do primeiro lugar, com pouco mais de 16% dos inquiridos a escolher esta opção.
Em relação ao que os utilizadores consideram importante numa solução para problemas de Wi-Fi, quase 70% apontou para estabilidade de ligação. Aliás, mais de 60% para capacidade de expandir um sistema Wi-Fi existente e mais de metade para velocidade de ligação.
Por fim, e surpreendentemente, menos de metade dos inquiridos indicou o preço como um fator importante.
Editores 4gnews recomendam: