Wi-Fi 7: prepara-te para velocidades supersónicas na Internet

Mónica Marques
Comentar

Ainda que o padrão atual seja o Wi-Fi 6E, as empresas estão já a desenvolver a geração futura desta ligação.

E a MediaTek promete ser uma das primeiras a mostrar a velocidade supersónica do seu Wi-Fi 7 na próxima edição do CES, a decorrer em janeiro de 2022.

Wi-Fi 7 é 2,4 vezes mais rápido que Wi-Fi 6

James Chen MediaTek
James Chen, vice-presidente de marketing da MediaTek, apresenta o Wi-Fi 7 Crédito@AndroidCentral

Apesar de o Wi-Fi 6E ainda estar em modo de implementação na maioria dos dispositivos eletrónicos, as empresas estão já a desenvolver a próxima geração desta ligação. E a MediaTek parece estar na frente da corrida, uma vez que prepara-se para apresentar o seu Wi-Fi 7, já na próxima edição do CES, a decorrer em Las Vegas, no início do próximo ano.

Segundo James Chen, vice-presidente de marketing da empresa, o Wi-Fi 7 vai ser 2,4 de vezes mais rápido que os padrões Wi-Fi 6 e 6E, atualmente disponíveis no mercado.

Mas há melhor. De acordo com o mesmo responsável, o novo padrão da ligação oferece também uma latência muito menor. Este facto é especialmente importante para a área de videojogos que muitas vezes, em modo multijogador, exigem uma rapidez extraordinária.

James Chen chamou ainda a atenção para o facto de o Wi-Fi 7 ser menos vulnerável a interferências no sinal, em cenários de utilização fora de um espaço fechado.

Wi-Fi 7 so chega aos utilizadores em 2023

A MediaTek traz ótimas notícias no que respeita à estabilidade e velocidade do futuro padrão Wi-Fi 7, mas já no que respeita à disponibilização da tecnologia, as notícias não são as melhores.

James Chen esclareceu que, apesar de a MediaTek ir apresentar a tecnologia na próxima edição do CES, esta está ainda numa fase de desenvolvimento inicial. Por essa razão, o lançamento do novo padrão pode só acontecer no segundo trimestre de 2022. A confirmar-se a informação, tal significa que a nova tecnologia só chegará à mão dos utilizadores no ano de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.