Wi-Fi 7: prepara-te para velocidades supersónicas na Internet

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que o padrão atual seja o Wi-Fi 6E, as empresas estão já a desenvolver a geração futura desta ligação.

E a MediaTek promete ser uma das primeiras a mostrar a velocidade supersónica do seu Wi-Fi 7 na próxima edição do CES, a decorrer em janeiro de 2022.

Wi-Fi 7 é 2,4 vezes mais rápido que Wi-Fi 6

Apesar de o Wi-Fi 6E ainda estar em modo de implementação na maioria dos dispositivos eletrónicos, as empresas estão já a desenvolver a próxima geração desta ligação. E a MediaTek parece estar na frente da corrida, uma vez que prepara-se para apresentar o seu Wi-Fi 7, já na próxima edição do CES, a decorrer em Las Vegas, no início do próximo ano.

Segundo James Chen, vice-presidente de marketing da empresa, o Wi-Fi 7 vai ser 2,4 de vezes mais rápido que os padrões Wi-Fi 6 e 6E, atualmente disponíveis no mercado.

Mas há melhor. De acordo com o mesmo responsável, o novo padrão da ligação oferece também uma latência muito menor. Este facto é especialmente importante para a área de videojogos que muitas vezes, em modo multijogador, exigem uma rapidez extraordinária.

James Chen chamou ainda a atenção para o facto de o Wi-Fi 7 ser menos vulnerável a interferências no sinal, em cenários de utilização fora de um espaço fechado.

Wi-Fi 7 so chega aos utilizadores em 2023

A MediaTek traz ótimas notícias no que respeita à estabilidade e velocidade do futuro padrão Wi-Fi 7, mas já no que respeita à disponibilização da tecnologia, as notícias não são as melhores.

James Chen esclareceu que, apesar de a MediaTek ir apresentar a tecnologia na próxima edição do CES, esta está ainda numa fase de desenvolvimento inicial. Por essa razão, o lançamento do novo padrão pode só acontecer no segundo trimestre de 2022. A confirmar-se a informação, tal significa que a nova tecnologia só chegará à mão dos utilizadores no ano de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp para Android ficará ainda mais interativo com esta novidade
  • Google atualiza finalmente o design da versão web da Play Store. Vê como fica
  • Youtube para Android TV testa uma novidade que os utilizadores não vão gostar
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt