A versão mobile do WhatsApp já permite fazer videochamadas há bastante tempo, sendo uma função apreciada pelos utilizadores. No entanto, a versão WhatsApp Web e Desktop continuam sem ter acesso às mesmas funções. Em breve, isso mudará!
Para quem usa esta plataforma a partir do computador a ausência continua a ser uma frustração. Algo que mudará num futuro próximo, tal como aponta publicação WABetaInfo que encontrou os primeiros indícios de videochamadas em ambas as versões.
O WhatsApp Web e Desktop vão poder fazer videochamadas
A empresa do grupo Facebook está a desenvolver esta opção, atualmente reservada para a versão beta da plataforma Web e Desktop, tal como mostram as imagens presentes no artigo. É uma novidade em teste, mas que chegará ao grande público.
De acordo com a WABetaInfo as videochamadas já estão a ser testadas por vários utilizadores com acesso às versões prévias para computador. As capturas de ecrã mostram-nos os novos botões e atalhos para efetuar chamadas de voz e vídeo via WhatsApp.
Caso sejam o destinatário da chamada de voz e vídeo, verão um pequeno menu contextual pop-up a aparecer no respetivo computador, tal como mostra a imagem em seguida. A partir desse novo ecrã podemos atender, rejeitar ou ignorar a chamada.
A pequena janela também apresenta as informações de quem nos liga, com o nome e imagem de perfil. O seu aspeto é similar na versão Desktop e Web. Trata-se de uma interface simples, de entendimento e uso universal.
Para fazer e receber chamadas de voz e vídeo no WhatsApp
Caso estejam a fazer a chamada, o ecrã apresentado é distinto e mais simples. Temos um botão para ativar ou desativar o vídeo, ativar ou desativar o microfone (botão mute), além da possibilidade de desligar a chamada, ou aceder às opções.
Em síntese, este é o aspeto da nova função a caminho da versão Web e Desktop do WhatsApp. Note-se que de momento tal opção não está disponível para o grande público, mas como ilustram estas imagens, são funções atualmente em desenvolvimento.
A WABetaInfo não forneceu uma data para o início da sua distribuição pelo que nos resta aguardar pelo término dos trabalho e pelo anúncio oficial por parte da plataforma. Algo que pode vir a demorar tendo em conta os problemas emergentes da empresa.
Assim que tal opção estiver disponível a 4gnews também o noticiará.
Editores 4gnews recomendam:
- WhatsApp: a razão válida para desinstalar esta app do Facebook
- Este é o novo aspeto da pesquisa Google nos smartphones
- Smartphones Huawei vão perder outro importante serviço Google