Ao que tudo indica, partilhar ficheiros através do WhatsApp vai ficar muito mais fácil. A plataforma está a trabalhar num recurso que permite o envio de arquivos, sem que para isso seja preciso uma ligação à Internet.
No fundo, é algo semelhante àquilo que já vemos no AirDrop da Apple. De acordo com a 9to5 Mac, é expectável que a ferramenta vá estar disponível, tanto para users de Android como para users de iPhone.
Já é visível o recurso “Nearby Share”
A novidade em questão foi observada pelo WABetaInfo, enquanto analisava uma versão beta recente do WhatsApp. Aí foi possível ver que estava incluído o “Nearby Share”, que permite partilha de documentos num curto espaço, tal como o nome indica.
Na prática, se estiveres perto de uma pessoa, poderás enviar-lhe fotografias, vídeos e outros documentos, mesmo sem estares ligado à Internet. Contudo, sabemos que vão haver algumas diferenças de funcionamento de iPhone para Android.
Quais as diferenças entre iOS e Android?
Começando pelo sistema operativo mais popular em Portugal, o Android, sabemos que esta conseguirá detetar dispositivos próximos. Assim sendo, o emparelhamento fica muito mais fácil do que no iPhone.
Isto porque, em iOS, será necessário que o utilizador faça scan de um QR Code. Só depois dessa etapa ficar concluída é que o utilizador poderá partilhar os arquivos que pretende. Ainda assim, importa destacar que a partilha poderá ser feita entre utilizadores de diferentes sistemas operativos.
Quando estará disponível?
Nesta fase, ainda não é possível dar uma data concreta para quando o recurso vai estar disponível. Posto isto, apenas sabemos que a funcionalidade em questão está a ser alvo de testes internos.
Recorde-se que, nos últimos tempos, têm sido notórios os esforços do WhatsApp para melhorar o funcionamento da aplicação. Desde a possibilidade de afixar várias mensagens num chat de grupo, ao facto de, em breve, poderes usar a app sem número de telemóvel, as novidades afetam positivamente o utilizador.
Enquanto não há uma confirmação oficial de data para o novo recurso de partilha de ficheiros, resta esperar por futuros vazamentos de informações.