Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

WhatsApp vai ser obrigado a mudar na Europa e há regras duras a caminho

Embora a perceção seja de que muitos não usem os Canais, a verdade não é bem assim e pode obrigar a mudanças no WhatsApp!

whatsapp
Imagem gerada por Gemini

O WhatsApp está sob escrutínio intenso por parte da União Europeia. Depois de ter sido obrigada a permitir conversas com aplicações de terceiros na sequência da aplicação da lei Digital Markets Act (DMA), tudo leva a crer que aplicação de mensagens voltará a ser forçada a implementar várias alterações.

Desta vez, a 'culpa' é a Lei dos Serviços Digitais, conhecida como DSA. O que está em causa é que a Comissão Europeia está a analisar a possibilidade de classificar a plataforma da Meta como uma plataforma online muito grande.

Mas o que mudou para que tal esteja só agora a ser equacionado? A razão é simples (e surpreendente): os Canais do WhatsApp ultrapassaram os 45 milhões de utilizadores mensais na União Europeia durante o primeiro semestre de 2025.

O que pode mudar no WhatsApp?

De acordo com a DSA, qualquer serviço digital que atinja esse patamar de utilizadores passa a estar sujeito a obrigações mais exigentes. Entre essas regras estão a adoção de mecanismos eficazes para identificar, moderar e remover conteúdos ilegais ou prejudiciais. O incumprimento pode resultar em multas que chegam a 6% da receita anual global da empresa.

Embora o WhatsApp tenha sido tradicionalmente associado a comunicações privadas, a funcionalidade Canais representa uma mudança relevante. Trata-se de um sistema de difusão unidirecional de conteúdos, acessível a um grande número de utilizadores, aproximando-se do funcionamento típico das redes sociais. Esta característica está na base do interesse crescente das autoridades europeias.

Promoção do dia

Apple iPhone 16e 128 GB
Apple iPhone 16e 128 GBchip A18, câmara de 48 MP, tela OLED de 6,1 polegadas
579,00 €Amazon
709,00 €-18%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.