WhatsApp vai deixar as tuas conversas mais seguras no Android e iOS

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A encriptação ponta-a-ponta do WhatsApp aplica-se às conversas que tens dentro da app. A partir do momento em que exportas essas conversas para uma fonte exterior, estas passam a ser abrangidas pelo sistema de proteção do sítio onde as guardaste. Dando assim por quebrada essa encriptação.

Como é revelado na mais recente publicação do WABetaInfo, o WhatsApp está a trabalhar na encriptação de armazenamento em nuvem. O objetivo é que as tuas conversas e media gravados dessa forma fiquem “seguros contra acesso não autorizado sendo usada uma palavra-passe”.

Esta é uma palavra-passe que será privada e não é enviada para os servidores do WhatsApp. Embora ainda não tenha data prevista para chegar aos utilizadores, estará disponível tanto em Android, como iOS. Noutro tweet é revelado que as cópias de segurança locais também serão abrangidas por este recurso.

“De forma a prevenir acesso não autorizado às tuas cópias de segurança, podes definir uma palavra-passa que será usada para encriptar futuras cópias de segurança e será pedida quando restaurares esses dados”, pode ler-se na descrição da funcionalidade.

"Não será possível ajudar a recuperar palavras-passe esquecidas", diz o WhatsApp

O WhatsApp adverte, no entanto, que “não será possível ajudar a recuperar palavras-passe esquecidas. Para finalizar o processo será necessário confirmar o número de telefone e o país. A password terá de ser de pelo menos 8 caracteres.

Recorde-se que o WhatsApp tem estado na ribalta nas últimas semanas pelas mudanças das suas políticas de segurança e privacidade. Tal levou à erosão de muitos utilizadores para plataformas concorrentes como o Signal ou o Telegram.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp no computador recebe uma das melhores características da versão mobile
  • WhatsApp: partilha de imagens será mais segura com esta novidade
  • WhatsApp clarifica novos Termos de Serviço e critica a Telegram
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.