Uma das funções de segurança mais interessantes do WhatsApp é a possibilidade de recebermos ou enviarmos conteúdo que só pode ser visto uma vez. Isso acaba por assegurar que os utilizadores possam enviar conteúdo mais sensível, que não querem que seja visto mais tarde ou partilhado.
Isto levou a que a função fosse desativada em dispositivos associados. Ou seja, só podes ver a multimédia uma vez no teu smartphone principal. Não é possível reproduzi-la no teu smartphone secundário, tablet ou computador. Mas parece que essa mudança está a acontecer.
Como relata o WABetaInfo, até agora o utilizador só pode ver essas mensagens a partir smartphone principal. Ou seja, se as receber e estiver a usar, por exemplo, o computador, tem de ir ao smartphone para abrir a mesma como medida de segurança.
Na versão beta 2.25.3.7 do Android, aparentemente, isso muda. Aparentemente, os utilizadores de Android passam a poder ver esses ficheiros também em dispositivos associados. Ou seja, quem receber vídeos, áudios ou imagens com visualização única poderão visulizá-los, por exemplo, no seu computador.
Utilizadores mal intencionados ficam com caminho mais fácil
Esta mudança do WhatsApp, no entanto, pode abrir portas para utilizadores mal intencionados. Tal como aponta o Android Authority, um utilizador pode facilmente gravar com o smartphone o conteúdo de visualização única que está a ver no computador e espalhá-lo.
A mesma fonte refere ainda que “um utilizador poderá descarregar o anexo no smartphone primário, desconectá-lo da Internet e visualizar a multimédia. Enquanto o telemóvel principal estiver offline, os dispositivos vinculados ainda podem marcar a mensagem como invisível, permitindo que eles o visualizem mais de uma vez”.
No entanto, o WhatsApp poderia teoricamente corrigir essa possibilidade. Bastará que exija que o utilizador esteja online para visualizar mensagens de visualização única. Em todo o caso, dependerá sempre do bom senso do utilizador que recebe mensagens que o remetente quer que sejam de visualização única.
Também há boas notícias para quem usa o WhatsApp em mais que uma conta.