WhatsApp garante a segurança dos dados do utilizador

Rui Bacelar
WhatsApp segurança
Agora é esta popular aplicação que reafirma e tranquiliza os seus utilizadores. ©Android Pit

É certamente do conhecimento comum que a empresa WhatsApp Inc. responsável pelo desenvolvimento da popular aplicação de comunicação, é propriedade da Facebook. De igual forma, também a Instagram (empresa) é propriedade da empresa fundada por Mark Zuckerberg. Ora, nas últimas semanas a segurança do utilizador e respectiva privacidade têm sido alvo de acesa discussão.

Agora, perante o recente escândalo da Cambridge Analitica a WhatsApp já adicionou uma nova seção às suas FAQ's. Com efeito, nas sua seção de perguntas feitas frequentemente, já temos toda uma nova seção dedicada à segurança do utilizador. Mais concretamente, à segurança dos dados dos seus utilizadores.

Vê ainda: Habilita-te a ganhar um Umidigi S2 com a 4gnews

Acima de tudo, a WhatsApp quer garantir aos seus utilizadores que a segurança dos seus dados está assegurada com os seus serviços. Por outras palavras, a WhatsApp garante que as chamada, mensagens e conteúdos estão protegidos de ponta-a-ponta. Tudo isto devido às ferramentas de encriptação utilizadas pela aplicação.

Seja através da sua aplicação para dispositivos móveis Android ou iOS, a segurança do utilizador e dos seus dados nunca está sujeita a escrutínio alheio. Mais do que nunca este tem sido o tema quente no mundo da tecnologia. Mais do que nunca as pessoas se apercebem do óbvio, na Internet toda a informação pode ser acedida, re-encaminhada ou desviada.

WhatsApp reafirma a segurança dos dados do utilizador

Isto claro, se não forem todas as medidas necessárias para que esse risco bem real não seja pelo menos mitigado. Aqui, ao revelar e reafirmar a segurança das informações dos utilizadores, a WhatsApp dá um passo no sentido certo. Cumpre aqui mencionar que já desde 2016 que este serviço de comunicação tem vindo a implementar rigorosos mecanismos de proteção dos dados. Seja para chamadas. Seja para imagens. E claro para as mensagens trocadas. Tudo aquilo que é enviado ou recebido através da WhatsApp está protegido em ambas as pontas.

Encriptação ponta a ponta no WhatsApp

WhatsApp segurança dados utilizador
Perante o escândalo do Facebook e da Cambridge Analitica, esta empresa assegura agora os seus utilizadores.

Toda a nova secção das FAQ é dedicada às questões de segurança, à encriptação dos dados do utilizador e explicação do funcionamento destes mecanismos. Com efeito, é explicado meticulosamente o funcionamento desta proteção, seja do lado de quem envia como de quem recebe a informação.

A WhatsApp garante que ninguém para além de quem envia e de quem recebe a mensagem, tem acesso às informações. Nem a própria empresa conseguirá aceder às informações enviadas através do seu serviço. Este é um dos grandes trunfos da aplicação e é notório o esforço em tranquilizar os seus utilizadores.

Por último, cumpre mencionar que apesar de os dados do utilizador estarem seguros, ao serem enviados, nada impede que alguém ouça a tua conversa. Isto é, apesar de o canal de comunicação estar seguro, há sempre o risco de alguém poder simplesmente ver as tuas mensagens. Mais ainda, as chamadas podem ser ouvidas por alguém que se dedique a tal.

Seja como for, neste momento a WhatsApp é efetivamente um dos canais mais seguros para efetuar chamadas, mensagens e outro tipo de comunicações. Mais ainda, é notória a preocupação da empresa perante o assunto que domina o panorama tecnológico atual, o caso Facebook.

E tu, costumas utilizar frequentemente o WhatsApp?

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG V35 ThinQ será a alternativa, sem ‘notch’ ao LG G7 ThinQ

Huawei lançará smartphone com Android Go [opinião]

OnePlus 6 totalmente revelado por fabricante de capas para smartphone

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.