WhatsApp recebe importante função de Visualização Única para Android e iOS

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp começou a distribuir uma nova atualização com novidades para todos os utilizadores. Apelidada de "View Once", as fotos e vídeos de visualização única são o mais recente garante da privacidade disponível para a plataforma de comunicação instantânea mais popular do mundo.

Esta funcionalidade esteve em fase de testes beta durante o mês de julho de 2021 com a versão 2.21.14.3 da app para Android. Agora, já na versão estável, encontra-se disponível para os mais de dois mil milhões de utilizadores mensais ativos da app de mensagens pertencentes ao grupo Facebook.

Chegaram as fotos e vídeos de visualização única no WhatsApp

WhatsApp

Face à versão beta distribuída em julho não existem muitas alterações. Desse modo, o ponto a reter é a impossibilidade de ver mais que uma vez um determinado conteúdo enviado pelo remetente para garantir uma maior privacidade dos conteúdos enviados.

A plataforma de mensagens instantâneas acredita que esta função de visualização única será particularmente útil para enviar informação pessoal. Tome-se, por exemplo, o envio de passwords da rede Wi-Fi, entre outros dados de cariz pessoal e sensível. A justificação encontra-se presente na recente publicação, na sua página oficial.

Por outro lado, a visualização única no WhatsApp não impede o destinatário de tirar uma captura de ecrã (screenshot). Ora, isto vem inquinar o espírito de segurança com que a nova função foi concebida, abrindo-se aqui uma brecha na segurança.

A nova função começa a ser distribuída hoje (4), devendo chegar a todos os utilizadores ao longo desta semana. Ficará disponível através de uma atualização da aplicação para dispositivos móveis Android - via Google Play Store - e iOS - via App Store.

Como enviar uma mensagem de Visualização Única no WhatsApp

  1. Abrir uma conversa (privada) ou chat de grupo no WhatsApp
  2. Tocar no ícone do clip para adicionar um conteúdo multimédia (vídeo, imagem, etc.)
  3. Após selecionar o conteúdo a enviar, toca no ícone "1" próximo do botão de Enviar
  4. Aparecerá uma mensagem a dizer "Foto / vídeo definido como Visualização Única
  5. Podem agora enviar o conteúdo seguros de que o destinatário só o verá uma vez

Importa frisar, por último, que a distribuição da nova funcionalidade é feita de forma gradual e faseada para ambas as plataformas Android e iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.