WhatsApp: que novas características a esperar para 2020

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a aplicação de mensagens mais popular do mundo. Ainda que o Facebook, dona do WhatsApp, não tenha um bom histórico com a privacidade dos utilizadores, o WhatsApp continua a ser uma aplicação sem publicidades, com privacidade "ponta-a-ponta" e continua a ganhar utilizadores em todo o mundo.

Assim sendo, está na hora de perceber o que esperar para a aplicação de mensagens para 2020. Algumas das novidades já foram reportadas na versão Beta, por isso, é uma questão de tempo até que cheguem.

Dark Mode chegará ao WhatsApp em 2020

Já há muito que falamos no Dark Mode. Porém, parece que a sua implementação não está a ser simples. Não sabemos qual a grande dificuldade em "mudar as tonalidades" da aplicação.

Contudo, isso poderá querer dizer que mais do que o Dark Mode deverá estar à porta. Espera-se que esta seja uma das principais e primeiras caraterísticas da aplicação de mensagens já em 2020.

Verificação da veracidade das imagens

Esta também é uma outra funcionalidade que já se falou. Com a propagação das "notícias falsas" na aplicação, o WhatsApp pretende dar mais tranquilidade aos utilizadores com a "pesquisa inversa" de imagens.

Para isso o utilizador precisará apenas de clicar na imagem e fazer "pesquisa inversa" e terá um histórico de imagens idênticas à mesma em pesquisa Google. Não é a solução perfeita para evitar as notícias falsas mas ajudará a que o utilizador tire melhor juízo de valor.

Mensagens que desaparecem após um tempo

Tal como o Snapchat, o WhatsApp prepara uma funcionalidade nos grupos que vai dar que falar. Os utilizadores poderão selecionar determinado tempo para que a mensagem que estão a enviar se apague.

Esta funcionalidade é interessante, porém, não deixa de ser uma pena que fique reservada apenas para grupos. Seria interessante ver a funcionalidade em todos os chats.

Mais funcionalidades chegarão

Agora, num toque pessoal, acredito ainda que o WhatsApp adicionará mais características. A publicidade, infelizmente, é uma delas. O Facebook continua a não tirar dinheiro de uma aplicação utilizada por milhões e isso não é propriamente normal para uma empresa como esta que só vê dinheiro à sua frente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Fold 2 com formato 'concha' chegará bem antes do esperado!
  • Hackers quebraram um dos métodos de segurança mais eficazes! Entende os riscos
  • Google Chrome: Este problema é o melhor exemplo do exagerado monopólio da Google
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.