O WhatsApp trabalha agora na implementação de uma grande pré-visualização para as ligações (links) partilhados na sua plataforma de mensagens e comunicações instantâneas. Ainda em fase de testes, esta função poderá salvar o dia a alguns utilizadores.
Caso alguma vez tenham clicado numa ligação aparentemente inócua, segura e conhecida, só para se depararem com uma página obscura, com conteúdo para adultos, ou de natureza censurável, então apreciarão a próxima implementação a chegar ao WhatsApp.
Saberás sempre o que apresenta um link partilhado no WhatsApp
A velocidade com que a rede social faz chegar novas funções à sua plataforma é digna de nota. Em 2021, aliás, temos visto um acelerar deste ritmo, com novas funções a chegar quase semanalmente à rede social e app de mensagens detida pelo Facebook.
Ainda que possa parecer trivial, esta novidade terá um impacto significativo junto dos utilizadores. Há ainda, e infelizmente, muita pirataria, pornografia, ou páginas com malware e outras ameaças a serem disseminadas através do WhatsApp.
Com efeito, um dos meios mais comuns é a partilha de ligações para páginas Web através dos grupos de WhatsApp, ou conversas privadas na plataforma. Por vezes basta clicar e abrir uma ligação errada, aparentemente pacífica, para termos o dia estragado.
Por isso, tal como aponta a publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios desta plataforma, a nova funcionalidade pode revelar-se extremamente útil. Na prática, o utilizador passará a ter uma pré-visualização grande e com imagens da página partilhada.
A função é atualmente testada na app Android do WhatsApp
A nova implementação está presente na versão beta para Android número 2.21.14.15. A compilação está ainda em fase de testes e sob desenvolvimento, pelo que certos aspetos da mesma serão reforçados ou alterados até chegarem ao grande público.
Esperamos assim por uma apresentação das ligações e páginas Web mais similar à experiência de utilização do Telegram. Aliás, a plataforma rival há muito que apresenta não só uma maior descrição das páginas Web, como também o modo "Instant View".
Tal possibilidade pode deixar os utilizadores do WhatsApp abrir o artigo, ou pelo menos ler parte deste sem saírem da app de mensagens. Será uma salvaguarda para quem usa os seus serviços que saberá assim exatamente no que está a clicar.
Em síntese, caso venha a ser aplicada e distribuída, esta função dará aos utilizadores mais informações antes de estes abrirem um link. Algo que pode fazer toda a diferença consoante o teor do conteúdo partilhado.
Por fim, não sabemos de momento quando, ou se, tal implementação será efetivamente aplicada e distribuída. No entanto, é provável que marque presença tanto na versão para Android como para iOS desta plataforma de comunicação instantânea.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple abandonará caraterística única nos próximos portáteis MacBook Pro
- OnePlus Nord 2 5G: smartphone chega oficialmente a 22 de julho na Europa
- Xiaomi Mi MIX 4 trará uma caraterística invisível, mas capaz de conquistar mercado