WhatsApp prepara excelentes novidades para utilizadores no Brasil

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp é a maior plataforma mundial de comunicações instantâneas, trazendo gradualmente novas funções para os mais de dois mil milhões de utilizadores mundiais. Entre estas, temos o sistema integrado de pagamentos, disponível em poucos pontos do globo.

Em particular, os pagamentos no WhatsApp estão disponíveis na Índia, bem como em determinados locais no Brasil. No entanto, de acordo com as novas informações descobertas pelo portal XDA Developers isto pode estar restes a mudar muito em breve.

WhatsApp pode integrar a plataforma de pagamentos NOVI do grupo Meta

WhatsApp starts prepping Novi integration for payments https://t.co/B9QsdnBi7Z

— XDA (@xdadevelopers) 8 de novembro de 2021

Após terem efetuado a análise ao mais recente ficheiro de instalação - ficheiro APK - da versão beta para Android, foram descobertos indícios de uma distribuição maior deste sistema de pagamentos integrados. Isto, para já, na versão WhatsApp Beta.

Este desenvolvimento surge após no último mês o mesmo portal ter detetado referências a este sistema de pagamento numa outra versão beta e respetivos ficheiros de instalação (APK). Aí foram detetadas algumas das exigências de segurança e etapas de verificação que precederão o bom uso deste sistema.

Agora, após terem dissecado o mais recente ficheiro APK, o portal XDA conclui que as etapas de verificação e segurança estão relacionadas com a integração da aplicação NOVI, detida pelo grupo Meta (antigo grupo Facebook).

Enviar dinheiro através do WhatsApp é uma realidade no Brasil

WABETAInfo WhatsApp
Menu de contexto com as várias possibilidades integradas na carteria NOVI.

Sintetizando, após a análise da nova APK, foram detetadas, repetidamente, referências à aplicação de carteira virtual "NOVI". Esta app, do grupo Meta, será, muito provavelmente, um elemento fulcral na plataforma de pagamentos integrados no WhatsApp.

Isto indica, em simultâneo, que o WhatsApp quer alargar a disponibilidade destes sistema a mais regiões do Brasil, e possivelmente a mais nações. Entretanto, contudo, esta nova versão com a app Novi integrada, deverá chegar aos utilizadores do canal Beta.

Com efeito, a aplicação Novi pode ser descarregada pelos utilizadores nos Estados Unidos da América e da Guatemala, estando em fase de testes. A aplicação permite, de forma rápida, enviar e receber dinheiro sem taxas aplicadas além-fronteiras.

Importa notar que a Novi quer tornar os pagamentos e remessas de dinheiro mais seguras através da criação de um sistema encriptado e sustentado pela moeda digital Pax Dollar, suportada pelo dólar norte-americano.

As novidades são distribuídas de forma gradual através do canal de testes Beta

📝 WhatsApp beta for Android 2.21.23.12: what’s new?A new interface for Contact Info and Group Info is available for specific beta testers today!https://t.co/uu0KCvHNFL

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 9 de novembro de 2021

Numa outra nota, chega também hoje (de modo gradual e faseado) aos utilizadores Android no canal Beta, um novo layout com informações dos contactos e grupos. Está disponível para determinados utilizadores no canal de testes.

Não há, por fim, uma calendarização pública para a disponibilização destas funcionalidades no canal estável, público. Entretanto, estará disponível para mais utilizadores na Índia e Brasil, entre outros pontos selecionados através do canal Beta.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.