WhatsApp pode dizer "adeus" à insegurança graças a este recurso

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais populares em todo o mundo. A boa notícia é que, ao que tudo indica, a app vai ficar ainda mais segura, graças a um novo recurso de segurança que está a caminho.

O PIN faz com que controles quem interage com a tua conta

A ferramenta de segurança em questão é um PIN, que servirá para te proteger de eventuais interações indevidas com a tua conta. Quem o avança é a WA Beta Info.

Aparentemente, o recurso mencionado foi visto na versão beta 2.24.18.2 de Android. Aí, tornou-se possível detetar que há uma ferramenta prestes a ser lançada, com o nome “Suporte a PIN de nomes de utilizador”.

WhatsApp Logo

Por enquanto, o público geral ainda não tem acesso à funcionalidade referida. Contudo, alguns testadores beta já vão tendo os primeiros contactos com o novo PIN de segurança do WhatsApp.

Recorde-se que, recentemente, a 4gnews chegou a noticiar que o acesso ao WhatsApp deixaria de se fazer com número de telemóvel. O acrescento do PIN parece ser um complemento a uma clara intenção da app em se tornar mais segura.

O que acontece aos meus contactos com número de telemóvel?

Face a esta mudança, pode surgir uma dúvida: e quem já tem o meu número de telemóvel associado ao WhatsApp? A resposta é simples: continuará a tê-lo e a poder interagir contigo. A grande diferença está no impacto da ferramenta em conversas futuras, com outros users.

Na prática, o PIN faz com que as pessoas, antes de falarem contigo, precisem de o introduzir primeiro. Assim, deixas de correr o risco de lidar com o spam e mensagens indevidas, que não tenhas vontade de receber.

Basicamente, no caso de usares esta ferramenta, os teus próximos contactos terão de escrever o PIN que tu partilhares com eles. Tudo isto para que possam falar contigo, sendo que o procedimento só terá de ser feito uma vez.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.