WhatsApp prepara "pesquisa de imagem" em nova atualização

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp continua a melhorar a sua aplicação em cada atualização. A próxima trará aos utilizadores a possibilidade "pesquisar imagem". Esta funcionalidade é importante para evitar a propagação de notícias falsas (Fake News) pela internet.

Ou seja, a funcionalidade "pesquisar imagem" em nada terá relacionado com as tuas imagens. Em vez disso, quando receberes uma imagem poderás clicar em "Pesquisar imagem" e a aplicação mostrar-te-á imagens idênticas. Isto fará com que o utilizador rapidamente perceba se a imagem é uma falsa notícia ou se diz o que aparente.

Ainda que não saibamos em concreto como será a forma de pesquisa, é muito provável que tome a pesquisa Google como principal forma de busca.

Esta é a forma que o WhatsApp tem em desmascarar imagens com informações falsas

Ao pesquisares pela imagem, vais ver imagens idênticas à apresentada e conseguirás perceber se é uma imagem trabalhada ou não. Esperemos também que acopulado com a imagem chegue também notícias ou artigos que falem sobre a mesma.

Ainda que Portugal não sofra muito com as notícias falsas divulgadas no WhatsApp, os nossos amigos do Brasil não podem dizer o mesmo. O WhatsApp é a principal aplicação de comunicação no Brasil e a principal forma de partilha de notícias falsas.

Visto que os chats são encriptados, o WhatsApp nada pode fazer para confirmar se o que se partilha é verdade ou não. Isto porque a aplicação não tem acesso à conversa.

Ou seja, ainda que esta funcionalidade seja uma ferramenta importante, caberá ao utilizador aprender e perceber a sua utilização. O Facebook, dono do WhatsApp, tem-se visto com problemas para combater as Fake News e enquanto que na sua plataforma primária é mais simples de perceber quais os utilizadores que estão a espalhar falsas notícias, o mesmo não se pode dizer no WhatsApp.

A nova funcionalidade foi descoberta na versão Beta da aplicação. Assim sendo, espera-se que chegue aos utilizadores nas próximas atualizações da aplicação.

  • Editores 4gnews recomendam:
  • Motorola Razr dobrável - Smartphone do futuro trará especificações do passa
  • Xiaomi Pocophone F1 está com um preço impossível de resistir
  • Google lança Lookout, a App que ajuda a ver quem não vê

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.