A maior plataforma mundial de mensagens instantâneas, o WhatsApp, já permite enviar mensagens que desaparecem após um determinado tempo. Em breve, contudo, também será possível fazer o mesmo para o envio de vídeos e fotografias na app.
O recurso, assim que chegar, trará novas possibilidades para os utilizadores da app de mensagens, mas também implica um maior cuidado com o que partilhamos nesta aplicação. Era algo que já vinha a ser apontado e que agora foi detetado na versão beta.
A função já está disponível no WhatsApp beta para Android
As novidades chegam-nos pela mão da equipa da WABetaInfo, publicação atenta aos desenvolvimentos do WhatsApp. Foi também esta a primeira publicação a sugerir a existência de tal opção, avançando a hipótese já no final de 2020.
Entretanto, vimos a possibilidade de enviar mensagens com auto-destruição, conteúdo que desaparece passado algum tempo, para já apenas aplicável ao conteúdo de texto. No entanto, contamos agora com a possibilidade de tal se aplicar a conteúdo multimédia.
Sejam fotografias, ou vídeos, o utilizador de WhatsApp passará a poder enviar, por exemplo, uma foto a um determinado contacto com a mesma a desaparecer passado algum tempo. Será uma boa forma de mostrar alguma imagem sem nos preocuparmos com a sua permanência no telefone da outra pessoa (o destinatário).
Importa ter alguns cuidados com o envio de fotos ou vídeos no WhatsApp
A bem e em prol da privacidade do utilizador importa frisar que, apesar de desaparecerem passado algum tempo, será possível fazer uma captura de tela, ou screenshot. Desse modo, subsiste o perigo de armazenamento dos conteúdos apresentados.
Ainda que a função continue em desenvolvimento - não estando pronta e podendo ser aprimorada e/ou reforçada - até ao momento não é referida a existência de nenhum alerta de screenshot. Portanto, continuará a existir um risco à privacidade dos conteúdos.
Tal como podemos ver na imagem acima, o WhatsApp rotula esta função como uma forma de "Enviar fotos e vídeos de forma mais privada". O utilizador terá que ativar a funcionalidade, mas como a própria app avisa, podem ser feitas capturas de ecrã.
Esta função está a ser preparada para Android e iOS, sem que exista data para a sua disponibilização geral da versão estável.
Tira mais proveito do teu WhatsApp:
- WhatsApp: 3 dicas para nunca perder uma conversa ou grupo
- Conta de WhatsApp roubada? Eis o método mais usado
- Como instalar e usar o WhatsApp Beta no Android