WhatsApp passará a funcionar com outras aplicações de mensagens

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais aprovada pela União Europeia, o WhatsApp terá de fazer algumas alterações de fundo na sua plataforma. Uma das mais sonantes será a interoperabilidade com outras plataformas de troca de mensagens concorrentes.

Isto significa que, em breve, utilizadores Mensagens Google, iMessage, Telegram, Signal e outras poderão comunicar diretamente com os utilizadores do WhatsApp. Contudo, a concretização desta mudança não ficará apenas à responsabilidade de Meta.

Dick Brouwer, diretor de engenharia do WhatsApp, explicou em entrevista à Wired que numa primeira fase esta interoperabilidade possibilitará o envio de mensagens de texto, mensagens de voz, imagens, vídeos e ficheiros. Contudo, tal só será possível caso as demais aplicações decidam abraçar esta mudança.

WhatsApp

WhatsApp quer que outras aplicações correspondam aos seus valores de segurança

Tal como Brouwer explicou na sua entrevista, esta interoperabilidade não será alcançada de forma arbitrária. O WhatsApp está comprometido com a segurança e privacidade dos seus utilizadores, por isso, as demais aplicações terão de adotar os seus protocolos de segurança.

"Há uma tensão real entre oferecer uma maneira fácil de oferecer essa interoperabilidade a terceiros e, ao mesmo tempo, preservar a privacidade, segurança e integridade do WhatsApp. Acho que estamos muito felizes com a nossa posição."

Isto implica que as aplicações que desejem comunicar diretamente com o WhatsApp tenham de usar o mesmo protocolo de segurança de encriptação de mensagens. A Meta está aberta a outros protocolos, desde que estes atinjam os padrões de segurança estipulados pela empresa.

Além destas imposições, os responsáveis pelo WhatsApp querem que as outras empresas assinem um contrato com a Meta antes de ativar esta interoperabilidade. Os detalhes desses contratos deverão ser conhecidos em março.

WhatsApp terá uma secção própria para chats com outras aplicações

Em setembro de 2023 vimos, por intermédio da WABetainfo os primeiros indícios da implementação desta novidade. As imagens publicadas pela plataforma revelaram a existência de uma nova secção chamada "chats de terceiros".

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.19.8: what's new?WhatsApp is working on complying with new EU regulations by developing support for chat interoperability, and it will be available in a future update of the app!https://t.co/XI6zMoOD5P pic.twitter.com/Jpd9Leh2Ki

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 10 de setembro de 2023

Como já deves imaginar, este será o local agregador de todas as mensagens trocadas com aplicações concorrentes ao WhatsApp. Algo que coaduna com as declarações de Dick Brouwer, quando este afirma que os utilizadores encontrarão essas mensagens numa nova secção na sua caixa de entrada.

Estas mudanças terão de ser aplicadas até março próximo, por imposição da União Europeia. Aí ficaremos a saber mais pormenores sobre esta novidade e o WhatsApp afirma que terão "vários meses" para disponibilizar esta novidade a todos os seus utilizadores.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.