Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

WhatsApp para Windows pode mudar para sempre: mas isso é bom ou mau?

A nova versão do WhatsApp para Windows troca a app nativa por um web wrapper. Sabe o que isso significa e se vale a pena atualizar

whatsapp para windows deve mudar
Imagem: edição de Nwz / Shutterstock.com

A Meta está a preparar uma mudança radical no WhatsApp para Windows. Em vez da app nativa, que foi lançada em 2022 com foco no desempenho, a nova aposta é num web wrapper, uma espécie de versão do WhatsApp Web transformada numa aplicação.

E se te estás a perguntar se isso é bom ou mau… a resposta não é assim tão simples.

Aplicação do WhatsApp no Windows fica mais pesada e lenta

Com a substituição da app nativa por um web wrapper, o desempenho do WhatsApp no Windows poderá sofrer uma queda significativa. Segundo o site Windows Latest, que identificou a nova atualização para o WhatsApp Beta, esta nova versão:

  • Consome cerca de 30% mais memória RAM
  • É mais lenta no arranque e carregamento de conversas
  • Apresenta menos integração com o sistema operativo
Novo WebView2 WhatsApp
Novo WebView2 WhatsApp (Imagem: WindowsLatest)

Isto acontece porque o novo formato utiliza o WebView2, o mesmo motor de renderização baseado no Chromium que está por trás do Microsoft Edge. Na prática, são carregados vários processos paralelos (helpers) responsáveis por gráficos, rede e armazenamento, tal como num browser.

Além disso, o design da aplicação fica mais genérico, perdendo os elementos visuais nativos do Windows.

Aplicativo WhatsApp nativo/antigo
Aplicação WhatsApp para Windows nativa/antiga (Imagem: WindowsLatest)

Por outro lado… há algumas vantagens nesta mudança no WhatsApp para Windows

Apesar do impacto negativo no desempenho, há benefícios nesta transição. A principal vantagem do web wrapper é a velocidade na disponibilização de novas funcionalidades:

  • Acesso antecipado a canais e novidades em comunidades
  • Funcionalidades avançadas para estados
  • Atualizações mais rápidas, sem depender da adaptação às versões desktop

Com esta abordagem unificada, a Meta poderá acelerar o desenvolvimento do WhatsApp para Windows.

O que muda para utilizadores de Mac?

Para já, não há qualquer alteração no WhatsApp para macOS. A app nativa continua disponível e não foram encontrados sinais de testes com web wrapper no sistema da Apple. Ou seja, os utilizadores de Mac e iPad mantêm uma experiência nativa, o que pode ser uma vantagem no curto prazo.

É curioso notar que esta possível remoção da app nativa do Windows surge pouco depois de a Meta ter finalmente lançado a versão oficial do WhatsApp para iPad (em maio de 2025), algo pedido há anos pelos utilizadores.

E agora? Vale a pena ou não mudar?

Se valorizas desempenho, integração com o sistema e uma experiência mais fluida, a mudança pode não te agradar. Mas se preferes ter acesso rápido às novas funcionalidades, talvez o novo formato faça mais sentido para ti.

Em qualquer dos casos, a Meta ainda não confirmou oficialmente a substituição total da app, mas tudo indica que o WhatsApp para Windows está prestes a mudar de forma… para sempre.

Promoção do dia!

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.