
A Meta está a preparar uma mudança radical no WhatsApp para Windows. Em vez da app nativa, que foi lançada em 2022 com foco no desempenho, a nova aposta é num web wrapper, uma espécie de versão do WhatsApp Web transformada numa aplicação.
E se te estás a perguntar se isso é bom ou mau… a resposta não é assim tão simples.
Aplicação do WhatsApp no Windows fica mais pesada e lenta
Com a substituição da app nativa por um web wrapper, o desempenho do WhatsApp no Windows poderá sofrer uma queda significativa. Segundo o site Windows Latest, que identificou a nova atualização para o WhatsApp Beta, esta nova versão:
- Consome cerca de 30% mais memória RAM
- É mais lenta no arranque e carregamento de conversas
- Apresenta menos integração com o sistema operativo

Isto acontece porque o novo formato utiliza o WebView2, o mesmo motor de renderização baseado no Chromium que está por trás do Microsoft Edge. Na prática, são carregados vários processos paralelos (helpers) responsáveis por gráficos, rede e armazenamento, tal como num browser.
Além disso, o design da aplicação fica mais genérico, perdendo os elementos visuais nativos do Windows.

Por outro lado… há algumas vantagens nesta mudança no WhatsApp para Windows
Apesar do impacto negativo no desempenho, há benefícios nesta transição. A principal vantagem do web wrapper é a velocidade na disponibilização de novas funcionalidades:
- Acesso antecipado a canais e novidades em comunidades
- Funcionalidades avançadas para estados
- Atualizações mais rápidas, sem depender da adaptação às versões desktop
Com esta abordagem unificada, a Meta poderá acelerar o desenvolvimento do WhatsApp para Windows.
O que muda para utilizadores de Mac?
Para já, não há qualquer alteração no WhatsApp para macOS. A app nativa continua disponível e não foram encontrados sinais de testes com web wrapper no sistema da Apple. Ou seja, os utilizadores de Mac e iPad mantêm uma experiência nativa, o que pode ser uma vantagem no curto prazo.
É curioso notar que esta possível remoção da app nativa do Windows surge pouco depois de a Meta ter finalmente lançado a versão oficial do WhatsApp para iPad (em maio de 2025), algo pedido há anos pelos utilizadores.
E agora? Vale a pena ou não mudar?
Se valorizas desempenho, integração com o sistema e uma experiência mais fluida, a mudança pode não te agradar. Mas se preferes ter acesso rápido às novas funcionalidades, talvez o novo formato faça mais sentido para ti.
Em qualquer dos casos, a Meta ainda não confirmou oficialmente a substituição total da app, mas tudo indica que o WhatsApp para Windows está prestes a mudar de forma… para sempre.
Promoção do dia!