WhatsApp para iOS tem uma excelente novidade para o teu Apple iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As mensagens temporárias chegaram ao WhatsApp no último mês de novembro como função experimental. Esta função faz com que o conteúdo enviado desapareça após sete dias contados desde a sua receção. Agora, a funcionalidade está disponível em iOS (iPhone), distribuída ao longo dos últimos dias

O recurso em questão entrega um maior controlo ao utilizador, servindo igualmente como garante de privacidade para este. Ao usar a nova função já disponível para a app, podemos trocar mensagens por WhatsApp com a certeza que estas desaparecerão efetivamente sem deixar rasto no dispositivo.

É um reforço de privacidade para os utilizadores de Apple iPhone

Esta mesma possibilidade também está disponível para Android. Aliás, chegou em primeiro lugar à plataforma da Google, seja na fase beta, bem como na versão estável e global, permitindo, por exemplo, eliminar automaticamente as mensagens após a leitura.

Para os utilizadores de Apple iPhone, os dispositivos iOS, chega agora a mesma benesse como reforço das capacidades do WhatsApp. É a mais recente atualização com novas funções num ano particularmente ativo para a plataforma do Facebook.

Com efeito, nestes últimos meses temos assistido a uma rápida série de atualizações, novas funções, incrementos e melhorias a chegar ao WhatsApp, tornando a plataforma mais popular do mundo numa ferramenta ainda mais versátil e recomendável.

As mensagens de WhatsApp podem desaparecer após a leitura

Segundo o relato da publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios do WhatsApp, as novidades começaram esta semana a chegar aos utilizadores de iPhone. Mais concretamente com a versão do WhatsApp 2.21.140.9 para iOS.

O utilizador pode assim ativar esta opção a partir das Definições da app de mensagens. Desse modo, as mensagens, vídeos, imagens e outro conteúdo pode ser automaticamente eliminado após a respetiva leitura.

É uma boa forma de garantir que apenas o dispositivo do destinatário recebe e abre / vê / lê o conteúdo em questão. Após essa leitura, o conteúdo é permanentemente eliminado do dispositivo em questão, ficando a privacidade do remetente mais protegida.

Temos ainda melhorias para as chamadas via WhatsApp no iPhone

Ainda que só para a versão beta - 2.21.140.11 - há melhorias para a qualidade da voz (som) nas chamadas efetuadas através do WhatsApp em iOS. Além disso, temos também uma nova interface de utilizador a ser testada para o Telefone integrado na app.

Note-se que o novo aspeto torna-o muito similar ao que vemos, por exemplo, no FaceTime com uma linguagem de design bastante similar. Há ainda várias opções rápidas de que o utilizador poderá tirar partido, bem como o botão de "Ring" para dar um toque.

Mais ainda, há também a possibilidade de nos juntarmos a chamadas de voz em grupo no WhatsApp. Na prática, os utilizadores poderão juntar-se a uma chamada de voz já em andamento, aderindo assim à discussão, muito à semelhança do Clubhouse.

Há ainda mais novidades a chegar ao iOS

Para já, contudo, as novidades disponíveis para todos os utilizadores de iPhone centram-se nas mensagens temporárias, o conteúdo que se elimina automaticamente após a leitura. As demais introduções podem chegar de forma gradual, caso a empresa decida implementar na versão estável as caraterísticas atualmente em fase de testes (beta).

Por fim, ainda recentemente, os utilizadores de WhatsApp passaram a poder escolher a qualidade das imagens e vídeo a enviar na plataforma. Foi um bom reforço do controlo dado ao utilizador, permitindo-lhe poupar espaço de armazenamento e tráfego de dados também ao destinatário desses conteúdos.

O WhatsApp é atualmente a app de mensagens instantâneas mais utilizada no mundo, com mais de 2 mil milhões de utilizadores mensais ativos de acordo com a Statista.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google anuncia grandes novidades para os jogos no Android 12
  • OnePlus avança desculpa esfarrapada após batota nos Benchmarks
  • YouTube Shorts: a alternativa da Google ao TikTok já chegou a Portugal
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.