WhatsApp para Android recebe excelente novidade para evitar enganos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp está em constante evolução numa tentativa de oferecer a melhor experiência do segmento aos seus milhões de utilizadores diários. A problemática de mensagens enviadas por engano continua a ser reforçada, agora com uma nova opção.

Aos utilizadores da versão beta do WhatsApp chega agora a opção de restaurar mensagens eliminadas pelo próprio. Uma opção de extrema utilidade nos casos em que nos enganamos no conteúdo que desejamos eliminar das nossas conversas.

WhatsApp já permite restaurar mensagens apagadas

Tal como aponta a publicação WABetainfo, o WhatsApp começa a receber uma nova opção derivada da possibilidade de eliminar mensagens. Em causa, está a possibilidade de reverter essa decisão em caso de engano ou outra causa que o motive.

A nova opção chega à versão beta do WhatsApp para Android na sua compilação 2.22.18.13. Por enquanto, ainda não existem relatos da disponibilização da mesma funcionalidade na variante do serviço para iOS.

Tal como podemos observar na imagem mais acima, quando eliminas uma mensagem é agora disponibilizada a opção para reverter essa decisão. Como indica o nome, esta servirá para restaurar a mensagem que acaba de ser eliminada da conversa.

À semelhança do que acontece em outras plataformas de comunicação, esta opção surgirá no ecrã por breves segundos. Isto significa que terás uma curta janela temporal para poder efetivar a reversão de uma mensagem eliminada por engano.

Muitos poderiam desejar uma opção semelhante, sem limite de tempo, que lhes permitisse reverter essa decisão quando desejado. Contudo, esse não é o caso e terás de ser bastante célere para restaurar a mensagem eliminada.

Trata-se de uma opção de extrema utilidade caso algo corra mal no ato de apagar uma mensagem. Talvez porque eliminaste a mensagem errada ou ao invés de a apagar para todos, eliminaste apenas para ti.

Seja qual for o motivo que leve ao desejo de restauro de uma determinada mensagem, essa opção passa agora a existir ainda que por breves segundos. Uma limitação para a qual todos os utilizadores devem estar consciencializados.

Importa reforçar que esta funcionalidade integra, para já, apenas a versão beta do WhstApp para dispositivos Android. Esperamos que, em breve, possa ser disponibilizada também no canal estável da aplicação e, consequentemente, para todos os que a utilizam diariamente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Signal alerta para quebra de segurança que visa números de contacto dos utilizadores
  • Xiaomi: vulnerabilidade podia ludibriar pagamentos 'contactless' com smartphones Android
  • Android 13 é oficial! Eis as novidades do sistema operativo da Google
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.