WhatsApp: Novo BUG preocupa utilizadores que mudaram de número

Filipe Alves

Se mudaste de número de telemóvel recentemente e usas o WhatsApp há algumas razões para ficares preocupado. Utilizadores um pouco por todo o mundo revelam que conseguem ter acesso a mensagens de outras pessoas assim que instalaram o WhatsApp num número novo.

Visto que o WhatsApp, ao contrário do Facebook Messenger, está associado ao teu número de smartphone, muitos dos backups das mensagens estão vinculados ao número de telemóvel.

WhatsApp: Novo BUG preocupa utilizadores que mudaram de número

Esta situação foi exposta por Abby Fuller‏no Twitter que depois de comprar um novo telemóvel com um novo número teve acesso às antigas conversas da pessoa que detinha anteriormente o aqueles dígitos

Números de telemóvel são reciclados

Os números de telemóvel são reciclados. Por isso é que de quanto em vez tens uma chamada de uma pessoa que não conheces de lado nenhum a perguntar por outra pessoa que nunca viste.

Contudo, o WhatsApp conta com uma funcionalidade que te protege disso. Ou seja, é muito provável que esta falha seja um bug da aplicação e não um erro constante.

Nokia 3.1 Android Oreo 8.1 HMD Global

Pode-se ler na documentação do WhatsApp que depois de 45 dias de inutilização o número é desativo da aplicação e todas as mensagens apagadas. Aliás, as mensagens são agora guardadas no teu Gmail ou Apple iCloud.

O que é que o WhatsApp diz sobre o assunto?

Assim sendo, o WhatsApp refere: "Lembra-te de excluir tua conta antiga. No entanto, se não eliminaste a tua conta e não tens mais acesso ao teu telemóvel antigo, não te preocupes. Se o novo proprietário do teu número antigo ativar o WhatsApp num novo telemóvel, todas as informações da tua conta associadas a esse número de telefone serão completamente excluídas”.

Contudo, nunca é demais precaver. Se estás a pensar de mudar de número de telemóvel confirma que as tuas mensagens não estão guardadas nesse mesmo número. Ou seja, introduz o teu número de telemóvel num outro smartphone com o WhatsApp e confirma que nada pode ser extraído.

Editores 4gnews recomendam:

OnePlus 7 poderá (finalmente) trazer carregamento sem fios

Samsung Galaxy S10 trará a próxima geração de RAM 1.5x mais rápida

Google Play Store: Nova característica para gerir a memória do telemóvel

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.