WhatsApp já utiliza uma das melhores novidades do Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Android Oreo. Esta é a nova versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. É também a versão mais apetecível para quem quer estar sempre a par da novidades. Versão esta que foi disponibilizada em agosto de 2017. Versão que conta com várias novidades mas se há uma que te vai melhorar a experiência de utilização do WhatsApp são os canais de notificações.

Partindo do pressuposto que tens um smartphone ou tablet Android e que utilizas os serviços de comunicação providenciados pela WhatsApp, saberás que nem todas as notificações são iguais. Certo? As notificações referem-se a eventos distintos. Seja uma nova mensagem, nova imagem, chamada, alertas nos grupos, etc. Algumas providenciam-te um alerta sonoro, outras um alerta vibratório ou um alerta visual na barra de estado.

Vê ainda: S9 e S9 Plus . Mais cativantes a cada novo “leak”

Ora, é aqui que está o busílis da questão. Uma panóplia de notificações que acaba por tornar o dispositivo Android numa "árvore de natal" quando ativas a sincronização de dados. Para evitar esta "enxurrada" de notificações, o Android Oreo, para Instagram, Messenger e claro, o WhatsApp.

Android Oreo e as suas novidades para o WhatsApp

Até agora, caso ainda não utilizes a versão Android Oreo no teu dispositivo com todas as suas novidades, se quiseres desativar as notificações do WhatsApp terás que as desativar TODAS. Ora, isto é algo que raramente os utilizadores faziam. É irritante estar sempre a receber notificações mas desativar de uma só vez todas elas também não é propriamente produtivo.

Tal como nos conta a AndroidPolice, os canais de notificações são uma das melhores novidades do Android Oreo. (Uma das melhores para quem quer manter a sua sanidade mental). Agora, com a versão 2.18.18 do WhatsApp [beta] - download na APK Mirror, temos aqui a solução prática para quem estiver farto de tanta notificação. São boas novidades que em breve chegarão à versão estável desta aplicação.

De agora em diante, o serviço WhatsApp suportará um total de 10 canais para notificações:
  • Notificações de Grupos
  • Notificações de Mensagens
  • Backup do Histórico da Conversa
  • Alertas críticos da aplicação
  • Notificações de falha
  • Reprodução de multimédia
  • Sem categoria
  • Outras notificações
  • Envio de multimédia
  • Notificações silenciosas

As novidades são sem dúvida cativantes e com o Android Oreo cada um destes canais terá várias definições. Várias opções de ajuste que podem ser controladas individualmente. Isto de forma a que o utilizador possa escolher exatamente quais é que são as notificações importantes para si.

Em suma, o utilizador poderá essencialmente dividir em alta importância, normal e baixa importância as notificações do WhatsApp. Poderá até desativar aquelas que quiser, (ou neste caso não quiser).

Novidades e possibilidade no Android Oreo

Na prática, se estiveres cansado de receber um certo tipo de notificações na WhatsApp e não sabes ao certo qual é que é (tipo), agora, entre outras novidades, terás uma forma simples de lidar com isso. Quando vires essa notificação que queres desativar, pressiona-a e mantém a pressão até que ela revele a que categoria (tipo) pertence. Poderás também desativar esse tipo imediatamente.

Android Oreo traz os canais de notificações para o WhatsApp

Contudo, poderás somente alterar a sua prioridade para que estas não te incomodem tanto no futuro. Assim que tiveres o sistema operativo Android Oreo, no menu "Todas as categorias", podes decidir o "destino" desse tipo de notificações. Podes escolher essencialmente o tipo de alerta que ela te dará.

Estas novidades serão especialmente bem-vindas para quem utilizar intensamente o WhatsApp diariamente. Para que consigas saber quando é de facto um alerta / notificação importante ou quando é simplesmente alguém a enviar memes num chat de grupo. Em suma, para te facilitar a vida e não saturar também a tua paciência para com o WhatsApp.

Por último nesta lista de novidades do WhatsApp com o Android Oreo, poderás alternar entre uma chamada de voz para uma video-chamada. Soa bem? Pode parecer uma pequena mudança (e de facto é), mas pode ser bem recebida e utilizada por alguns de nós. Trata-se mais de uma otimização da experiência de utilização do que qualquer outra coisa.

Note-se que todas estas novidades destinam-se, para já, aos utilizadores do WhatsApp 2.18.18 na sua versão Beta. Incorporam já os canais de notificações do Android Oreo. Algo que deverá chegar a todos os utilizadores assim que a empresa decida implementar estas novidades na versão estável da sua aplicação. Assim que tal aconteça também serão os primeiros a saber. Alternativamente podem descarregar aqui a versão Beta através do APK Mirror.

E tu, és um utilizador ávido do WhatsApp? Deixa-nos o teu feed-back.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus. 40 mil pessoas em risco de fraude com cartões de crédito

Samsung. Será este o primeiro indício dos Samsung Galaxy J 2018?

LG – Nova patente revela um terminal mais interessante que LG G7 e V40

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.