WhatsApp já utiliza uma das melhores novidades do Android Oreo

Rui Bacelar
Whatsapp Android Oreo novidades
Também poderás saber quem é que te mencionou em qualquer tipo de conteúdo nesta serviço de comunicação.

Android Oreo. Esta é a nova versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. É também a versão mais apetecível para quem quer estar sempre a par da novidades. Versão esta que foi disponibilizada em agosto de 2017. Versão que conta com várias novidades mas se há uma que te vai melhorar a experiência de utilização do WhatsApp são os canais de notificações.

Partindo do pressuposto que tens um smartphone ou tablet Android e que utilizas os serviços de comunicação providenciados pela WhatsApp, saberás que nem todas as notificações são iguais. Certo? As notificações referem-se a eventos distintos. Seja uma nova mensagem, nova imagem, chamada, alertas nos grupos, etc. Algumas providenciam-te um alerta sonoro, outras um alerta vibratório ou um alerta visual na barra de estado.

Vê ainda: Galaxy S9 e S9 Plus . Mais cativantes a cada novo “leak”

Ora, é aqui que está o busílis da questão. Uma panóplia de notificações que acaba por tornar o dispositivo Android numa "árvore de natal" quando ativas a sincronização de dados. Para evitar esta "enxurrada" de notificações, o Android Oreo, para além das demais novidades temos aqui algo que vai "arrumar" as notificações do WhatsApp. E de qualquer outra aplicação.

A Google deparou-se com um problema em mãos. Quanto o utilizador recebe várias notificações como é que ele pode discernir as mais importantes das mais triviais? Já para não falar na saturação da pobre barra de estado que por vezes fica sem espaço para tantas "novidades". Isto é particularmente verdade para aplicações pesadas como o Facebook, Instagram, Messenger e claro, o WhatsApp.

Android Oreo e as suas novidades para o WhatsApp

Até agora, caso ainda não utilizes a versão Android Oreo no teu dispositivo com todas as suas novidades, se quiseres desativar as notificações do WhatsApp terás que as desativar TODAS. Ora, isto é algo que raramente os utilizadores faziam. É irritante estar sempre a receber notificações mas desativar de uma só vez todas elas também não é propriamente produtivo.

Tal como nos conta a AndroidPolice, os canais de notificações são uma das melhores novidades do Android Oreo. (Uma das melhores para quem quer manter a sua sanidade mental). Agora, com a versão 2.18.18 do WhatsApp [beta] - download na APK Mirror, temos aqui a solução prática para quem estiver farto de tanta notificação. São boas novidades que em breve chegarão à versão estável desta aplicação.

De agora em diante, o serviço WhatsApp suportará um total de 10 canais para notificações:
  • Notificações de Grupos
  • Notificações de Mensagens
  • Backup do Histórico da Conversa
  • Alertas críticos da aplicação
  • Notificações de falha
  • Reprodução de multimédia
  • Sem categoria
  • Outras notificações
  • Envio de multimédia
  • Notificações silenciosas

As novidades são sem dúvida cativantes e com o Android Oreo cada um destes canais terá várias definições. Várias opções de ajuste que podem ser controladas individualmente. Isto de forma a que o utilizador possa escolher exatamente quais é que são as notificações importantes para si.

Em suma, o utilizador poderá essencialmente dividir em alta importância, normal e baixa importância as notificações do WhatsApp. Poderá até desativar aquelas que quiser, (ou neste caso não quiser).

Novidades e possibilidade no Android Oreo

WhatsApp Android Oreo novidades
As possibilidades e as novidades ©androidpolice

Na prática, se estiveres cansado de receber um certo tipo de notificações na WhatsApp e não sabes ao certo qual é que é (tipo), agora, entre outras novidades, terás uma forma simples de lidar com isso. Quando vires essa notificação que queres desativar, pressiona-a e mantém a pressão até que ela revele a que categoria (tipo) pertence. Poderás também desativar esse tipo imediatamente.

Android Oreo traz os canais de notificações para o WhatsApp

Contudo, poderás somente alterar a sua prioridade para que estas não te incomodem tanto no futuro. Assim que tiveres o sistema operativo Android Oreo, no menu "Todas as categorias", podes decidir o "destino" desse tipo de notificações. Podes escolher essencialmente o tipo de alerta que ela te dará.

Estas novidades serão especialmente bem-vindas para quem utilizar intensamente o WhatsApp diariamente. Para que consigas saber quando é de facto um alerta / notificação importante ou quando é simplesmente alguém a enviar memes num chat de grupo. Em suma, para te facilitar a vida e não saturar também a tua paciência para com o WhatsApp.

Por último nesta lista de novidades do WhatsApp com o Android Oreo, poderás alternar entre uma chamada de voz para uma video-chamada. Soa bem? Pode parecer uma pequena mudança (e de facto é), mas pode ser bem recebida e utilizada por alguns de nós. Trata-se mais de uma otimização da experiência de utilização do que qualquer outra coisa.

Note-se que todas estas novidades destinam-se, para já, aos utilizadores do WhatsApp 2.18.18 na sua versão Beta. Incorporam já os canais de notificações do Android Oreo. Algo que deverá chegar a todos os utilizadores assim que a empresa decida implementar estas novidades na versão estável da sua aplicação. Assim que tal aconteça também serão os primeiros a saber. Alternativamente podem descarregar aqui a versão Beta através do APK Mirror.

E tu, és um utilizador ávido do WhatsApp? Deixa-nos o teu feed-back.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus. 40 mil pessoas em risco de fraude com cartões de crédito

Samsung. Será este o primeiro indício dos Samsung Galaxy J 2018?

LG – Nova patente revela um terminal mais interessante que LG G7 e V40

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).