WhatsApp: nova opção de segurança e mensagens de voz em background disponiveis na versão beta

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é uma das aplicações mais usadas em todo o mundo para comunicar. Ainda no inicio deste ano foi anunciado que todos os meses cerca de um bilião de pessoas utiliza este serviço móvel de mensagens rápidas e ficaríamos surpreendidos se estes números não tivessem crescido desde então. Com tanta aderência, é natural que a empresa por trás dela (que desde 2014 pertence ao Facebook) aposte na segurança dos seus utilizadores e lhes ofereça novas características que os mantenham a utilizar o serviço.

Ver também: Nokia Moonraker: o smarwatch da Nokia que a Microsoft cancelou (video)

Anunciado há alguns meses, um novo sistema de dupla autenticação encontra-se já na versão beta da aplicação a ser alvo de testes. Poderá parecer estranho que uma aplicação como o WhatsApp apenas introduza esta opção agora, mas este novo sistema, que será uma opção que carece de ativação por parte do utilizador, irá requisitar ao mesmo um código de seis dígitos, num primeiro passo, e posteriormente um endereço de correio eletrónico, num segundo passo, para recuperação do código. Assim que ativada esta opção, sempre que o utilizador entrar no WhatsApp num dispositivo que não o seu, terá de utilizar o código, sendo que em ultimo recurso poderá sempre recorrer ao email para recuperar o mesmo.

Não descorando esta nova oferta de segurança que o WhatsApp trará agora consigo, há também outro sistema na versão beta que merece a nossa atenção. Este novo sistema permite que as mensagens de voz sejam reproduzidas em background. Isto é, enquanto anteriormente para reproduzir mensagens de voz era necessário manter a janela de conversa aberta, agora será possível navegar livremente pelo dispositivo sem nos preocuparmos com a mensagem, pois ela continuará a ser reproduzida mesmo que não tenhamos a janela de conversação aberta.

Apesar de aparentemente pequenas alterações, serão propostas interessantes para os utilizadores desta aplicação, sobretudo quanto à segurança que a mesma transmite. Considerando o facto de as contas no WhatsApp estarem associadas a números de telefone, fará todo o sentido um reforço por parte da marca para garantir que os dados e privacidade de quem o usa estão seguros. O facto de poder reproduzir mensagens de voz em background facilitará também a vida aos utilizadores, pelo que serão melhoramentos que apoiamos e gostamos de ver.

Talvez queiras ver:

Rumor indica que teremos três novos Apple iPad em Março

SwiftKey para Android fica ainda mais inteligente com esta actualização

Novo relatório afirma que o iPhone 8 virá com ecrãs de 5 polegadas e 5.8 polegadas