WhatsApp no Android vai receber função que o iPhone tem há um ano

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp prepara-se finalmente para lançar a funcionalidade de transcrição de mensagens de voz para os utilizadores Android. Esta é uma novidade que já estava disponível para os utilizadores de iOS desde maio de 2023. E parece finalmente estar a chegar ao Android.

Esta atualização coloca o WhatsApp a par com outras aplicações como a Mensagens Google e o Telegram, que já ofereciam esta funcionalidade. Embora com algumas limitações para os utilizadores não premium no caso do Telegram.

O que muda com a nova atualização

Com a versão beta mais recente do WhatsApp, 2.24.7.7, a empresa começou a implementar esta funcionalidade tão aguardada. Uma análise detalhada do APK por parte do TheSPAndroid revelou algumas linhas de código interessantes que dão uma ideia de como esta funcionalidade vai funcionar:

  • Para ativar as transcrições, será necessário descarregar 150MB de novos dados da aplicação;
  • A transcrição vai usar o sistema de reconhecimento de voz do dispositivo para fornecer transcrições encriptadas de ponta a ponta. O que garante que o processo de encriptação não seja comprometido;
  • Esta opção deverá aparecer nas definições no menu de Chats, tal como acontece no iOS.

Imagem gerada por IA

Imagem gerada por IA

Isto significa que os utilizadores poderão ler as mensagens de voz antes de as ouvirem. O que dá uma maior flexibilidade na forma como se interage com este tipo de conteúdo. A necessidade de descarregar 150MB de dados indica que a transcrição será realizada no próprio dispositivo, o que assegura a privacidade e segurança dos utilizadores.

Quando estará disponível

Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, espera-se que a funcionalidade de transcrição de mensagens de voz esteja disponível para os utilizadores beta do WhatsApp em breve. Até ao momento, não foram partilhadas capturas de ecrã nem mais detalhes sobre a data exata de lançamento.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.