WhatsApp disponibiliza migração de Android para iOS, mas há um senão!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp já permite migrar o histórico de conversação, o chat e conversas, entre o sistema iOS (iPhone) e Android. A funcionalidade esteve em fase de testes durante vários meses, mas agora, neste início de setembro, começa a chegar a alguns utilizadores, mediante condições taxativas.

Há, no entanto, um senão particularmente grande e de configuração dupla. Esta possibilidade só está ao alcance dos utilizadores de smartphones Samsung e, ademais, apenas os utilizadores que já estejam a usar o sistema operativo Android 10 a podem usar.

É possível migrar o histórico de conversação entre iOS (iPhone) e Android

Por outro lado, a plataforma de mensagens e comunicações instantâneas fez saber, esta semana, através de uma publicação no seu website, que esta possibilidade chegará eventualmente a mais utilizadores Android. Não precisou, contudo, nenhuma data.

Tal como refere o próprio WhatsApp, a função só está disponível para utilizadores de smartphones Samsung. Utilizadores que, cumulativamente, utilizem o sistema operativo Android 10, ou mais recente.

A saber:

"Estamos entusiasmados por podermos começar a implementar a capacidade para mover o seu histórico do WhatsApp de iOS para Android. Tal será possível sem que as suas mensagens sejam enviadas para o WhatsApp durante este processo e inclui mensagens de voz, fotos e vídeos. Para começar, esta funcionalidade está disponível em qualquer dispositivo Samsung com o Android 10 ou superior e estará disponível em breve em mais dispositivos Android." - assim aponta a plataforma na sua publicação.

É uma das funções mais pedidas e aguardadas para o WhatsApp

Tal como nota a publicação WABetaInfo, a ferramenta de migração é um dos quesitos mais pedidos pelos utilizadores. Com efeito, tendo mais de 2 mil milhões de utilizadores mensais ativos na plataforma do grupo Facebook, a transferência entre os conteúdos para Android e iOS é uma necessidade. Até ao momento era impossível migrar facilmente os conteúdos entre iPhone e Android.

Atualmente, contudo, esta opção está limitada a smartphones Samsung que usem o Android 10, ou superior. Para tal, precisarão de um cabo USB do Tipo C para conectar ambos os dispositivos. Só assim é que poderão fazer esta migração de conteúdos.

Importa ainda frisar que a própria Samsung deu a conhecer as benesses e possibilidades de migração para um dos seus novos Galaxy Z Fold 3 ou Galaxy Z Flip 3 a partir de um iPhone. O processo, contudo, carece atualmente do suporte físico do cabo USB-C.

"Este processo requer a utilização de um cabo USB-C para Lightning.", aponta o próprio WhatsApp.

Função limitada a smartphones Samsung com Android 10 ou Android 11

Entretanto, o próprio WhatsApp confirmou à publicação The Verge que esta função está a caminho do iOS. Isto é, também os utilizadores de iPhone poderão tirar partido da ferramenta de migração caso passem de um dispositivo Android para iPhone.

Não há, contudo, data definida para a chegada desta ferramenta aos novos utilizadores de iPhone. Atualmente, caso façam uma cópia ou backup do histórico do WhatsApp em iOS, as informações são guardadas na iCloud. No entanto, para mover esta informação para Android é necessária uma cópia no serviço Google Drive.

O que o WhatsApp quer fazer é contornar esta necessidade atual de uso de várias plataformas. Assim que a opção estiver disponível, poderemos fazer a transição entre iOS e Android (ou vice-versa) com um cabo Lightning para USB do Tipo C.

Aguardamos, por fim, pela divulgação das datas de chegada desta nova funcionalidade, ou pela sua distribuição efetiva.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Watch Series 7: nova gama de relógios trará grandes mudanças em 2021
  • Xiaomi Redmi 10 Prime: eis o novo smartphone bom e barato para 2021
  • WhatsApp multado em 225 milhões de euros por violação de proteção de dados
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.