O WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade que trará ainda mais proteção às suas conversas guardadas na nuvem. O popular mensageiro da Meta está a receber o novo recurso de proteção dos backups de conversas encriptadas de ponta a ponta com chaves de acesso.
Com esta função, os utilizadores terão a garantia de que as suas mensagens só poderão ser acedidas por eles próprios. Em comunicado, o WhatsApp descreve a novidade como uma “camada extra de segurança para os backups de conversas”.
Para quem não conhece, as chaves de acesso (também conhecidas como passkeys) são uma tecnologia que permite iniciar sessão em aplicações, sites e outras plataformas através dos métodos de autenticação do próprio dispositivo, como impressão digital, reconhecimento facial ou PIN. Desta forma, não é necessário lembrar-se de senhas complexas, além de ser uma ferramenta recomendada por especialistas em cibersegurança.
As chaves de acesso já estavam disponíveis como método de início de sessão no WhatsApp desde 2023, mas agora passam também a proteger os dados dos utilizadores armazenados na nuvem.
O que pode ser utilizado para encriptar os backups?
Assim como no início de sessão do WhatsApp, as chaves de acesso para backups de conversas permitem usar o reconhecimento facial, a impressão digital ou o código de bloqueio do ecrã para aceder ao histórico de mensagens.
Como configurar as chaves de acesso?
Para configurar as chaves de acesso para o backup de conversas, basta aceder a Definições > Conversas > Backup de conversas. Em seguida, selecione Backup encriptado de ponta a ponta e carregue em Ativar.
