WhatsApp lança finalmente a funcionalidade que os utilizadores mais desejavam

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é das plataformas de comunicação mais utilizadas no mundo, com milhões de utilizadores ativos no Android e iOS. Porém, aqueles que querem mudar de sistema operativo não têm a vida facilitada na hora de migrar o seu histórico de conversações.

Felizmente para todos os que se deparam com este dilema, o problema foi finalmente solucionado. O WhatsApp anunciou hoje a disponibilização de uma ferramenta que permitirá migrar o teu histórico entre Android e iOS.

WhatsApp já permite migrar histórico de conversas entre Android e iOS

A novidade foi dada hoje no contexto do evento Galaxy Unpacked que nos trouxe os novos dobráveis da Samsung. Aí, a plataforma detida pelo grupo Facebook alegrou os seus fãs com o anúncio de uma das funcionalidades mais esperadas por eles.

Após os rumores de que o WhatsApp estaria a trabalhar na funcionalidade, eis que a mesma foi oficializada. Os primeiros a poder usufruir desta novidade serão os utilizadores do universo Android, estando programada a disponibilização no iOS para breve.

Isto significa que quem estiver atualmente no Android e quiser mudar para o iOS já pode migrar facilmente o seu histórico para a plataforma da Apple. Quem desejar fazer o caminho inverso terá de esperar um pouco mais.

Utilizadores Samsung são os primeiros a usufruir desta função

O anúncio no evento da sul-coreana não foi inocente, pois serão os utilizadores Samsung os primeiros a ter acesso a esta função. Com efeito, o WhatsApp vai socorrer-se da aplicação Smart Switch da sul-coreana para migrar as conversas dos seus utilizadores.

Para proceder à migração do histórico de conversações, os utilizadores terão de conectar os seus equipamentos por cabo. Após esse passo, basta abrir a aplicação Smart Switch para receber um código QR que permitirá desencadear o processo de migração de dados.

WhatsApp promete manter as tuas conversas encriptadas

A plataforma WhatsApp é dotada de uma ferramenta de encriptação de ponta a ponta para assegurar a privacidade dos seus utilizadores. Os dados são armazenados localmente e isso dificultou o desenvolvimento desta ferramenta.

Após um trabalho árduo entre o WhatsApp, responsáveis pelos sistemas operativos e fabricantes, foi possível chegar ao resultado pretendido. Assim sendo, a plataforma de comunicação assegura que as tuas conversas manter-se-ão privadas mesmo com este processo de migração entre sistemas operativos.

Embora para já exclusiva dos utilizadores Samsung, o WhatsApp promete libertar brevemente a mesma função para os demais utilizadores Android. Ficamos a aguardar que o mesmo seja replicado no universo iOS tão celeremente quanto possível.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp recebe uma das novidades mais pedidas para a app Android
  • Samsung apresenta oficialmente o dobrável Samsung Galaxy Z Fold3 5G
  • Samsung apresenta oficialmente o dobrável Samsung Galaxy Z Flip3 5G
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.