A Meta anunciou recentemente uma nova funcionalidade para o WhatsApp, as mensagens de vídeo instantâneas, de 60 segundos. É uma das melhores novidades a chegar recentemente à app de mensagens mais popular do mundo e também a Portugal.
O formato é familiar e pode ser usado tal como já gravamos os clips de voz, por exemplo. Note-se que estas mensagens de vídeo são gravadas e partilhadas diretamente na plataforma do grupo Meta. A novidade está a ser implementada inclusive em Portugal.
Mensagens de vídeo no chegam oficialmente a Portugal
Retrocedendo alguns anos, vimos as mensagens de voz no WhatsApp a mudar a forma como as pessoas comunicam ao oferecer uma forma rápida e segura de partilhar a voz.
Com efeito, os clips de áudio, os ficheiros de voz são muito populares e estão disponíveis em todas as apps do grupo Meta, do WhatsApp ao Facebook Messenger.
Agora, a Meta apresenta uma nova funcionalidade: mensagens de vídeo instantâneas. Efetivamente a partir de agora podemos começar a gravar e a partilhar vídeos pessoais curtos diretamente numa conversa de WhatsApp.
É uma forma rápida, simples e familiar de ilustrar uma mensagem, ou melhor transmitir uma ideia através da app de mensagens.
É o mais recente recurso a chegar ao WhatsApp
As mensagens de vídeo são uma forma em tempo real de responder a conversas em 60 segundos. O melhor de tudo? Enviar uma mensagem de vídeo é tão simples como enviar uma mensagem de voz. É a mesma mecânica dos clips de voz, agora com vídeo.
Na prática, basta tocar para mudar o modo de vídeo e segurar para gravá-lo. Além disso, também podemos deslizar para cima para bloquear e gravar o vídeo com a opção de mãos-livres.
60 segundos de vídeo para ilustrar as mensagens no WhatsApp
Os vídeos serão reproduzidos automaticamente sem som quando forem abertos numa conversa e tocar no vídeo irá iniciar o som. As mensagens de vídeo são protegidas com encriptação ponto a ponto para mantê-las seguras.
Note-se que as mensagens de vídeo começaram a ser implementadas e estarão disponíveis para todos nas próximas semanas. Ou seja, chegarão de forma gradual e faseada aos utilizadores da app para Android e iOS em Portugal.
Por fim, podemos ver o próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta a demonstrar o novo recurso através do Facebook, também anunciado pela própria plataforma de comunicações instantâneas no seu blog oficial.
Editores 4gnews recomendam: