WhatsApp impede print de fotos de perfil (mas ainda há forma de fazer)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp parece ter dado mais um passo em busca de reforçar a segurança e a privacidade da plataforma: agora a aplicação bloqueia a captura de ecrã para fotos de perfil.

Contudo, o que pode vir a ser uma funcionalidade para proteger os utilizadores de "roubo de imagem", ainda precisa de "retoques", pois ainda há uma forma de fazer o print da foto de perfil.

Nova funcionalidade ainda parece incompleta

whatsapp captura de ecrã foto de perfil
Imagem: edição de Shutterstock / rafapress

Apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciado, o novo recurso está a ser lançado como uma atualização e alguns utilizadores já perceberam a chegada.

A página Android Police noticiou dois exemplos da nova funcionalidade em ação. No primeiro, um utilizador não conseguiu fazer a captura de ecrã e a aplicação mostrou uma mensagem a avisar que não seria possível devido a restrições de privacidade.

No segundo caso, um utilizador de um Pixel 8 Pro disse ter conseguido fazer a captura de ecrã. No entanto, o resultado mostra uma imagem em branco, também a proteger a privacidade do proprietário da foto.

O novo recurso, parece ter sido ativado por padrão, sem oferecer a possibilidade de desativá-lo. Contudo, ainda é possível fazer a captura de ecrã facilmente de outras formas: como no pop-up que aparece quando o utilizador clica numa foto de perfil ou mesmo no WhatsApp Web.

Fizemos o teste e, de facto, uma nova mensagem aparece ao tentarmos fazer o print de uma foto de perfil. No entanto, ao dar um passo atrás e voltar ao pop-up da mesma foto, já consegues capturar o ecrã.

Ainda assim, a segurança no WhatsApp está a aumentar

Como a nova funcionalidade ainda não foi oficializada pela Meta, a esperança é de que ainda seja melhorada com o tempo. Além disso, qualquer passo para aumentar a segurança na plataforma é bem recebido pelos utilizadores.

O bloqueio à captura de ecrã da foto de perfil junta-se a outros recursos já em funcionamento no WhatsApp, como fotos e vídeos de visualização única, conteúdos dos quais também não é possível fazer print.

Caso o utilizador prefira, é possível também ocultar sua foto de perfil para todos no WhatsApp ou para pessoas que não estejam na sua lista de contactos. Para isso, basta ir até Configurações > Privacidade > Foto de Perfil.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.