WhatsApp: Hackers podem ter acesso à tua conta de forma simples!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizada no mundo, ou seja, é aplicação que os hackers mais procuram tentar aceder.

Este novo problema, trazido ao conhecimento público pelos especialistas de segurança da Sophos, mostra-nos que os hackers estão a utilizar uma forma de aceder às contas de utilizadores de uma forma muito simples. Na verdade, só precisam do teu número de telefone e esperar que nunca tenhas posto uma password segura no teu VoiceMail.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 3 custará menos de 500€? Seria de impressionar!

Passo a explicar, porque embora simples, estes passos feitos pelos hackers é inteligente. A maior parte dos utilizadores já não usam o VoiceMail. Com aplicações de mensagens escritas e de voz, os voicemails estão pouco atualizados.

Hackers utilizam o teu VoiceMail para aceder ao teu WhatsApp

Quando acedes ao voicemail pela primeira vez o teu código é normalmente "0000" ou "1234", ou seja, pouco seguro. Se nunca mudaste a password do teu VoiceMail vais ver que é melhor tratares disso.

Os Hackers instalam o WhatsApp num novo telefone e mandam pedem autorização ao WhatsApp enviar uma mensagem com os números de confirmação para ativar o serviço. Estes pedidos são normalmente feitos de noite enquanto que os utilizadores estão a dormir.

Visto que os hackers não tem acesso às mensagens do utilizador, pedem logo de seguida para o WhatsApp mandar o código via VoiceMail. Ou seja, se a tua password for simples, lá estará o código de ativação do WhatsApp noutro smartphone.

Depois de instalar o WhatsApp noutro equipamento, os hackers podem instalar o último backup e tem acesso a tudo e mais alguma coisa da tua conta. Já do teu lado, ficas sem acesso à conta.

Em suma, confirma que a tua password do VoiceMail é segura.

Editores 4gnews recomendam:

Instagram adiciona nova característica para facilitar adicionar pessoas

Google News já tem Dark Mode! Instala aqui a nova versão da aplicação

Dica: Como desinstalar várias aplicações Android de uma só vez

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.