O WhatsApp tem vindo a receber várias melhorias ao longo das últimas semanas com uma periodicidade cada vez maior. Aliás, após as fases de testes, temos agora excelentes novidades a chegar aos utilizadores da app de mensagens do grupo Meta que facilitarão a migração do histórico de mensagens.
Em causa está uma forma extremamente fácil de transitar todas as mensagens, o histórico completo de um dispositivo para o outro, sem recorrer às cópias de segurança. Estas manterão a sua utilidade e continuam disponíveis, mas quase se tornam obsoletas com a novidade anunciada pelo próprio Mark Zuckerberg.
Transferência direta do histórico de mensagens chega ao WhatsApp
Com efeito, deixa essencialmente de ser necessário usar o iCloud ou Google Drive e respetivos backups ou cópias de segurança para alojar estes conteúdos. Algo que, mais tarde, pode ser usado para repor todas as mensagens e conteúdos, até à data da cópia propriamente dita, num novo ou diferente dispositivo móvel.
Ora, se até agora os utilizadores tinham sempre que recorrer a estes serviços de armazenamento na cloud para guardar todas as suas mensagens, agora temos algo mais prático. Muito mais simples na minha opinião e rápido a estabelecer contacto entre o antigo e o novo dispositivo móvel.
O "problema", ou melhor, o inconveniente é assim solucionado e não exigirá sequer o acesso à Internet. Essencialmente, as conversas poderão ser transferidas de forma direta, estabelecendo contacto entre os dois smartphones (ou tablets) envolvidos no processo.
Sem necessidade de mediação pela Google Drive ou iCloud
O processo de migração das conversas entre dispositivos será muito mais simples. O exemplo acima disponível e partilhado pelo próprio Mark Zuckerberg, mostra o quão rápida esta transferência pode ser entre dois smartphones com WhatsApp.
Nota, porém, que tudo dependerá ainda do tamanho dos arquivos e respetivos históricos de conversação na app de mensagens. Agora, resta aguardar que esta mesma novidade chegue a todos os utilizadores, finda a atual fase de testes beta.
Em suma, apesar de não ser um trunfo que vão usar todos os dias, quando chegar a hora de trocar de smartphone, o processo fica bastante facilitado e sem depender da ligação à Internet.
Editores 4gnews recomendam: