WhatsApp - App falsa na Google Play Store enganou mais de 1 milhão

Rui Bacelar
Google Play Store WhatsApp
Com mais de 1 milhão de downloads e instalações, esta App falsa enganou muita gente.

Uma aplicação falsa do WhatsApp estava presente na loja oficial do Android, a Google Play Store e terá escapado aos radares da Google durante tempo suficiente para ser descarregada e instalada mais de 1 milhão de vezes!

Vê ainda: Huawei cai para 2º lugar no mercado chinês, OPPO em 1º, Xiaomi já na 4ª posição

A Google entretanto já removeu esta aplicação falsa da sua Google Play Store e suspendeu o programador por violar os códigos e condutas da gigante de Mountain View. Felizmente para quem instalou este WhatsApp falso a App em si não parece apresentar qualquer perigo (não é vírus - nem estes existem para Android - nem malware), trata-se de um injector de anúncios (publicidades / propagandas) em outras Apps do teu smartphone.

WhatsApp falso teve mais de 1 milhão de instalações a partir da Google Play Store

O alerta foi dado ontem por vários utilizadores da plataforma reddit, tal como avança a pcmag e a motherboard uma vez que a própria Google não estava a ser capaz de detectar a App falsa.

Esta App imitava tão bem a App do WhatsApp oficial que só mesmo o nome "Update WhatsApp" e alguns detalhes muito ténues do logótipo da aplicação a denunciaram como sendo uma imitação, uma mera farsa.

WhatsApp Google Play Store
Logótipo verdadeiro, abaixo, logo falso, acima.

O programador conseguiu criar esta versão falsa da popular App de mensagens utilizado um Unicode "white space" para que os algoritmos da Google o interpretassem como sendo um logo diferente e para que se parecesse o máximo possível com a App original, algo que como certamente compreenderão vai contra as regras de conduta e utilização da Google Play Store.

Já aos olhos do público este Unicode "white space" não era apresentado e, tal como podem ver pela imagem acima, as semelhanças entre ambas as Apps são notórias e se não leres o seu nome, facilmente as confundirás.

Note-se ainda que o intuito desta App falsa era gerar receitas para o programador pois esta App servia apenas para injectar publicidades nas outras Apps do teu smartphone assim que fosse instalada.

Hoje foi o WhatsApp, amanhã será outra App popular. A Google continua a tentar melhorar a segurança da sua loja de aplicações mas, por outro lado, os programadores menos honestos também acompanham o ritmo da gigante tecnológica.

Assuntos relevantes 4gnews:

O interior do Apple iPhone X revela os segredos do sistema de câmara (e não só)

Apple iPhone X – As principais novidades do smartphone explicadas em vídeo

Qualcomm vs. Apple – A novela nos tribunais continua

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.