WhatsApp: Cópias de segurança para o Google Drive não são encriptadas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o início do mês que se tem falado bastante sobre as cópias de segurança das tuas conversas do WhatsApp para o Google Drive. Através de uma parceria entre a Google e o Facebook, estas vão passar a ser ilimitadas.

Até agora, todas as cópias de segurança acabavam por consumir o espaço de armazenamento que tinhas disponível no serviço da Google. Por vezes, cópias de segurança de alguns meses (ou até anos...) podem alcançar dimensões basta elevadas.

Vê ainda: A Microsoft queria mesmo trazer realidade virtual para a Xbox One

Além disso, foi também revelado que os utilizadores deveriam garantir que as suas cópias de segurança estão atualizadas. Caso contrário, vão acabar por ser eliminadas de forma automática.

Uma das principais funcionalidades de segurança do WhatsApp é a encriptação "end-to-end". Este tipo de encriptação avançada garante que apenas o dois utilizadores envolvidos na conversa conseguem ter acesso às mensagens e o seu conteúdo.

Lembra-te que no Google Drive as tuas mensagens do WhatsApp não estão encriptadas

O WhatsApp fez agora questão de alertar os utilizadores que este serviço de segurança não é aplicado às cópias de segurança para o Google Drive. Ou seja, ao realizares este processo, deves ter em conta que as tuas conversações não terão o mesmo tipo de encriptação.

Mas, isto não significa que irão ficar totalmente vulneráveis. A Google também tem em vigor encriptação nos seus servidores. No entanto, mantém o seu acesso às chaves necessárias para aceder aos ficheiros. Assim sendo, no caso de autoridades requisitarem acesso a estes ficheiros, a Google terá de conceder acesso.

De qualquer forma, o aviso será sempre apresentado aos utilizador antes de ser realizada a cópia de segurança. Esta forma de manter as tuas conversas arquivadas na cloud é totalmente opcional e foram disponibilizadas para que possas sempre voltar a ter acesso às tuas conversas. Independentemente do que possa acontecer ao teu smartphone.

É também importante realçar que estas alterações apenas afetam os utilizadores de smartphones Android. Isto porque os utilizadores iOS já usufruem de cópias de segurança ilimitadas para a iCloud.

Editores 4gnews recomendam:

Android. Qualcomm Snapdragon 855 está mais próximo do que se espera

Huawei Mate 20 Lite não foi apresentado, mas já o podes reservar

Samsung Galaxy S10: Todas as variantes vão ter a tão desejada novidade

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.