
O WhatsApp anunciou uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores: a tradução de mensagens diretamente nas conversas.
A novidade vai chegar a vários países para Android e iOS, mas os utilizadores de Android recebem ainda uma funcionalidade adicional bastante útil.
Traduções no WhatsApp: como funciona
Com a nova atualização anunciada pelo WhatsApp, basta pressionar durante alguns segundos uma mensagem recebida para que surja a opção "Traduzir". O utilizador pode escolher o idioma desejado e até fazer download dos idiomas mais utilizados para traduções futuras.
Um ponto importante: todo o processo acontece diretamente no dispositivo e não na nuvem. Ou seja, o WhatsApp não tem acesso às mensagens que estão a ser traduzidas, reforçando a camada de privacidade da aplicação.
Além disso, a funcionalidade funciona em qualquer tipo de conversa: mensagens privadas, grupos e até canais.
Android com vantagem sobre o iOS
Apesar de estar disponível para Android e iOS, os utilizadores do WhatsApp para Android ficam com uma funcionalidade exclusiva: a possibilidade de ativar a tradução automática em conversas inteiras.
Isto significa que novas mensagens recebidas nessa conversa já chegam traduzidas, sem necessidade de traduzir uma a uma, algo que no iOS continua a ser obrigatório.
Disponibilidade e idiomas suportados
Tal como acontece com muitas novidades do WhatsApp, a atualização está a ser distribuída de forma gradual. No iOS, a tradução já suporta os 21 idiomas disponíveis na aplicação de tradução da Apple.
No Android, a lista inicial é mais curta: apenas seis idiomas — inglês, espanhol, hindi, português, russo e árabe. Ainda assim, é um passo importante para quem comunica diariamente com pessoas em diferentes países.
Vê também:
- WhatsApp vai finalmente ter a funcionalidade que faltava
- As palavras que nunca deves usar no WhatsApp para não ficares sem conta
- Atenção! Novo golpe de “Espelhamento de Ecrã” usa o WhatsApp para roubar contas bancárias
Promoção do dia