WhatsApp facilita pagamentos através da app de mensagens com o WhatsApp Pay

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de comunicações instantâneas através da Internet mais popular do mundo, o WhatsApp, tem no sistema WhatsApp Pay um dos seus trunfos mais recentes. Esta função, como o nome indica, pode ser usada para receber ou enviar dinheiro pela app.

Os seus programadores terão agora incluído um novo atalho que simplificará este processo através da aplicação. Com efeito, há um novo botão para agilizar o uso deste sistema de pagamento, facilitando a transferência rápida de fundos pela plataforma.

As novidades estão presentes na versão WhatsApp 2.21.17 para Android

Trata-se, contudo, de uma funcionalidade experimental, disponível apenas na versão beta da app para Android. Tal como refere a publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios desta plataforma do grupo Facebook, as novidades já podem ser testadas.

Mais concretamente, quem tiver aderido ao programa de testes - um procedimento simples e gratuito - pode experimentar a verão WhatsApp 2.21.17. Mediante a instalação desta versão poderão já tirar partido deste novo atalho para pagamentos.

Note-se, contudo, que o sistema WhatsApp Pay só está disponível em alguns países e regiões, nomeadamente o Brasil e a Índia, tal como aponta a plataforma. Contudo, é intenção da empresa aumentar a disponibilidade do sistema em questão.

O novo atalho para pagamentos também está disponível na versão beta para iOS

Até então, para usar o WhatsApp Pay os utilizadores tinham que aceder às ações do chat para, só então, pode enviar um pagamento pela app. Daqui em diante, caso as funções agora em teste cheguem à versão estável, existirá um atalho dedicado para tal.

Importa frisar que o sistema WhatsApp Pay foi construído tendo como base a plataforma Unified Payments Interface (UPI). Trata-se da mesma base usada, por exemplo, pela Google com o seu sistema Google Pay. É particularmente segura e fácil de usar.

Para os interessados na versão beta desta plataforma de comunicações instantâneas há outra versão de testes já disponível. Mais concretamente, a versão 2.21.17.20 para os dispositivos móveis Android.

Por fim, cumpre salientar que mesmo no Brasil o sistema WhatsApp Pay é um programa piloto. Está, portanto, na sua fase inicial de teste e feedback com o intuito de apurar a sua taxa de utilização, bem como as oponiões dos utilizadores.

Por outro lado, na Índia é já uma plataforma de pagamentos mais popular, competindo com outras opções bem estabelecidas como o exemplo supracitado do Google Pay. Infelizmente, não há previsão para a sua disponibilidade na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google alterará sistema de avaliações de apps na Google Play Store. Entende.
  • MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que devem receber a atualização
  • Xiaomi Mi 11T e Mi 11T Pro chegarão com estas cores e preços à Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.