
O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais usadas no mundo e, ao que tudo indica, poderá ganhar um novo recurso. Este pretende tornar a utilização mais segura, para os mais novos, dando controlo aos pais, que passam a saber com quem os mais novos interagem.
Esta possibilidade foi avançada pelo WABetaInfo, que, por norma, costuma ser fiável em tudo o que são notícias e envolver o WhatsApp. De qualquer forma, vale a pena referir que ainda nada está confirmado, nesta fase.
Como funcionaria o recurso, na prática?
No fundo, os pais seriam uma espécie de conta secundária, ligada à do mais novo. Teriam acesso às atualizações de atividade do filho, ainda que não pudessem ver diretamente as mensagens e o histórico de chamadas.
Trata-se de um recurso em desenvolvimento, sendo que ainda fica por esclarecer em que regiões poderia ser lançado. A conta de pais e filhos seria conectada através de um link. Os pais teriam possibilidade de enviar mensagem aos contactos da criança, desde que estes estivessem guardados no telemóvel.
Os pais poderiam também controlar quem vê a foto de perfil do menor, assim como outros detalhes da conta. Entre estes, por exemplo, o “Sobre” (onde é feita a descrição do perfil) e as confirmações de leitura.
Com este novo modo, os mais novos também só poderiam ser adicionados a grupos de WhatsApp, por parte de um contacto guardado no telemóvel. É certo que os mais novos poderão não achar muita graça a esta funcionalidade, mas pode ser uma boa forma de prevenir perigos, em certos casos.
De qualquer forma, a privacidade das mensagens ficará sempre 100% intacta, para qualquer utilizador menor de idade do WhatsApp. Expectavelmente, teremos mais novidades sobre o assunto, ao longo das próximas semanas. Como o 4gnews te deu a conhecer recentemente, o WhatsApp foi obrigado a fazer mudanças na Europa, havendo agora novas regras.