O WhatsApp é uma das plataformas de eleição para os burlões tentarem enganar as suas vítimas. Os esquemas usados são variados, desde as tradicionais ofertas de emprego ao incentivo ao investimento em criptomoedas.
Ciente do aumento destes fenómenos, a Meta implementou novas funcionalidades que visam aumentar a segurança dos seus mais de três mil milhões de utilizadores. O objetivo é ajudá-los a identificar mensagens fraudulentas.
Resumos dos grupos a que és adicionado por desconhecidos
Tal como a Meta revela na sua página oficial, são duas as novidades que irão alertar os utilizadores para a possibilidade de mensagens fraudulentas. No que concerne aos grupos, o WhatsApp passará a apresentar um resumo dos grupos aos quais és adicionado por contactos desconhecidos.
Quando isso acontecer, será mostrada uma página com as informações mais importantes acerca desse grupo. Dados como quem te adicionou ou quantos membros compõem o grupo farão parte desse resumo.
O WhatsApp oferecerá ainda algumas dicas sobre como identificar possíveis fraudes para te manteres seguro. Terás ainda a possibilidade de sair do grupo sem sequer ver as suas mensagens ou ver o que lá está para obter mais informações. Todas as notificações destes grupos estarão desativadas até que digas o contrário.
Cuidado com as mensagens provenientes de contactos desconhecidos
No âmbito das mensagens individuais, o WhatsApp está a estudar formas de alertar os utilizadores sempre que estes iniciem uma conversa com contactos desconhecidos. Para isso, receberás informações adicionais sobre esse contacto para tomares uma decisão mais informada.
Esta medida visa combater as táticas dos burlões que tentam entrar em contacto contigo primeiro noutros locais antes de lhes enviares uma mensagem privada. Ao receberes informação adicional sobre aquele número, a Meta espera ajudar a prevenir o início de conversas que podem trazer-te malefícios.
Para, questiona e verifica - a estratégia aconselhada pela Meta
A Meta apresenta ainda uma estratégia de segurança que todos os utilizadores devem adotar para se manterem seguros. Esta assenta em três pilares: para, questionar e verificar.
- Parar - Não respondas imediatamente. Para e tenta perceber se este é um número que reconheces e se aquilo que estás a ler parece legítimo.
- Questionar - O pedido em causa faz sentido? Será isto bom demais para ser verdade? Oferecem uma recompensa demasiado alta para um reduzido número de horas de trabalho? Sentes pressão para tomares uma decisão rápida? Estes são alguns sinais de que podes estar perante uma fraude.
- Verificar - Se o contacto em causa diz ser um amigo ou familiar, verifica se ele é quem realmente afirma ser. Tenta entrar em contacto com essa pessoa - através de outro método como chamada de telefone - para confirmar se ela realmente enviou-te aquela mensagem.