WhatsApp: Os teus amigos podem espiar-te com esta nova aplicação

Filipe Alves

WhatsApp: Os teus amigos podem espiar-te com esta nova aplicaçãoO Facebook está debaixo de fogo devido a informações fornecidas dos seus utilizadores a empresas como a Cambridge Analytica. Hoje mais problemas chegam à empresa de Mark Zuckerberg, mais propriamente na aplicação WhatsApp.

O WhatsApp é a aplicação mais utilizada no mundo para troca de mensagens. Com mais de 1500 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, esta App é uma das mais importantes no que toca à privacidade, afinal de contas, as conversas são privadas.

Vê ainda: Google Play Store. Tens agora 14 dias para devolução de serviços na Europa

O WhatsApp chegou a implementar há uns tempos mensagens encriptadas "end to end". Isto significa que as mensagens não podem (teoricamente) ser interceptadas e lidas. Porém, o WhatsApp, tal como o Facebook, também fornece informações públicas.

Informações que, embora não sejam tão detalhadas quanto as mensagens, focam-se essencialmente na utilização e padrões do utilizador.

ChatWatch deixa-me a questionar a utilização do WhatsApp

Uma nova aplicação chegou à Apple App Store com o nome de Chatwatch e podemos admitir que é assustador ver este tipo de apps a ganhar popularidade.

A aplicação consegue, sem violar regras de privacidade do WhatsApp, dar-te vários detalhes da vida dos teus amigos. A descrição da própria aplicação deixa-nos a pensar. Aliás, dá um salto na sua página oficial e vê o pequeno GIF que está dentro do iPhone. Este tipo de história é bizarro. Este tipo de aplicações são bizarras.

Atualização: A Apple decidiu retirar a aplicação da App Store logo depois desta aplicação ter sido notícia. Porém, o website informa que estão a trabalhar numa versão idêntica para o sistema da Apple. De referir, que a aplicação continua disponível na Google Play Store.

"Use o Chatwatch para monitorizar a atividade online/offline do WhatsApp dos seus amigos, familiares ou funcionários. Mesmo quando o "último visto" está oculto. Descobre quando é que eles vão para a cama, quanto tempo dormem... Compara ainda os padrões das conversações entre pessoas que conheces, e nós dir-te-emos a probabilidade dessas duas pessoas falarem entre si, utilizando inteligência artificial. Sim, nós conseguimos." - ChatWatch

Em prática esta aplicação não viola nenhuma regra de privacidade do WhatsApp. A aplicação monitoriza apenas a utilização do WhatsApp entre os utilizadores, faz um padrão e cria estatísticas.

A aplicação é grátis mas carece de uma subscrição de 2$ semanais... Esperemos que os teus contactos não queiram gastar este dinheiro para te espiar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft. Nomes de código do Windows 10 serão ainda mais aborrecidos

Huawei FreeBuds, os auscultadores que imitam os AirPods da Apple

Samsung Galaxy Note 9 com Snapdragon 845 já passou pela Geekbench

Fonte | Via | Atualizado às 20.19h relativamente à retirada da app da App Store.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.