WhatsApp: Os teus amigos podem espiar-te com esta nova aplicação

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook está debaixo de fogo devido a informações fornecidas dos seus utilizadores a empresas como a Cambridge Analytica. Hoje mais problemas chegam à empresa de Mark Zuckerberg, mais propriamente na aplicação WhatsApp.

O WhatsApp é a aplicação mais utilizada no mundo para troca de mensagens. Com mais de 1500 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, esta App é uma das mais importantes no que toca à privacidade, afinal de contas, as conversas são privadas.

Vê ainda: Google Play Store. Tens agora 14 dias para devolução de serviços na Europa

O WhatsApp chegou a implementar há uns tempos mensagens encriptadas "end to end". Isto significa que as mensagens não podem (teoricamente) ser interceptadas e lidas. Porém, o WhatsApp, tal como o Facebook, também fornece informações públicas.

Informações que, embora não sejam tão detalhadas quanto as mensagens, focam-se essencialmente na utilização e padrões do utilizador.

ChatWatch deixa-me a questionar a utilização do WhatsApp

Uma nova aplicação chegou à Apple App Store com o nome de ChatWatch

Em prática esta aplicação não viola nenhuma regra de privacidade do WhatsApp. A aplicação monitoriza apenas a utilização do WhatsApp entre os utilizadores, faz um padrão e cria estatísticas.

A aplicação é grátis mas carece de uma subscrição de 2$ semanais... Esperemos que os teus contactos não queiram gastar este dinheiro para te espiar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft. Nomes de código do Windows 10 serão ainda mais aborrecidos

Huawei FreeBuds, os auscultadores que imitam os AirPods da Apple

Samsung Galaxy Note 9 com Snapdragon 845 já passou pela Geekbench

Via | Atualizado às 20.19h relativamente à retirada da app da App Store.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.