WhatsApp: eis a aplicação prática da maior mudança a caminho da app de mensagens

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp trabalha há vários meses numa das maiores alterações a toda a plataforma de mensagens. A empresa do grupo Facebook prepara o suporte para multi-dispositivos. Isto é, uma conta de WhatsApp ativa em mais que um smartphone, por exemplo.

É um dos objetivos mais ambiciosos da empresa que tem vindo a divulgar gradualmente pequenos trechos de informação que, sem falha, chegam à Internet através dos mais diversos meios. Com efeito, vemos agora o aspeto da sua possível aplicação prática.

Há novos detalhes da sincronização entre vários dispositivos no WhatsApp

WhatsApp

Atualmente em curso, o trabalho foca-se na melhoria do processo de sincronização das conversas e histórico de chats entre dois dispositivos com a mesma conta de WhatsApp. Note-se que ainda não há data de anúncio ou distribuição desta nova opção.

Será, contudo, uma das maiores alterações ao funcionamento da app de mensagens e plataforma de comunicações pela Internet desde o seu lançamento. Entretanto, publicações como a WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios desta empresa, mantém-se a par das últimas versões de teste (beta) e versões ainda em desenvolvimento (alpha).

A imagem acima presente terá sido enviada à publicação supracitada por uma das suas fontes. De acordo com o seu relato, este novo método de sincronização multi-dispositivo estará presente na versão beta 2.21.10.6. da app para Android.

O seu testemunho sugere que dois dispositivos poderão ser ligados pela mesma conta de WhatsApp mantendo-se sincronizados. É assim que a plataforma apresentará todos os conteúdos em dois (ou mais) dispositivos em simultâneo.

A função para o WhatsApp carece ainda de trabalho e desenvolvimento

📝 WhatsApp beta for Android 2.21.10.6: what's new?WhatsApp is improving the process to be synced with linked devices having the same WhatsApp account!The feature is under development and it will be available in a future update.https://t.co/a3UmpgFlUm

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 6 de maio de 2021

Mais ainda, é sugerido que em primeiro lugar a empresa criará e implementará mais opções para agilizar a migração do histórico de WhatsApp de um dispositivo para o outro. Este será o palco preparatório para a introdução do suporte para multi-dispositivos.

Assim que migração estiver agilizada, o próximo passo será tornar este processo simples e seguro entre dispositivos e sistemas operativos distintos. Desse modo, o objetivo passa por criar uma mesma experiência de utilização em dispositivos Android e iOS.

Na prática, se tivermos colocado uma estrela (guardar como favorito) numa mensagem num dispositivo, o mesmo conteúdo aparecerá como tal em qualquer outro dispositivo ligado com a mesma conta.

Por conseguinte, as mensagens enviadas a partir de um smartphone Android serão visíveis num smartphone iOS e vice-versa. Por outro lado, como aponta a WABetaInfo, algumas ações serão exclusivas do smartphone em que são feitas.

Sincronização multi-dispositivo, a próxima revolução para o WhatsApp

Concretizando, se apagarmos (anularmos) o envio de uma mensagem específica no telefone, a mesma não será apagada do outro smartphone ligado à mesma conta de WhatsApp. Serão, portanto, algumas ações específicas com efeitos apenas num dispositivo.

Os planos do WhatsApp para o suporte a vários dispositivos ligados a uma mesma conta foi apontado no início de 2020. Desde então, a empresa tem vindo a trabalhar neste conceito, revelando-se gradualmente os seus desenvolvimentos.

Não contamos, todavia, com a sua disponibilização para breve.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.