
O WhatsApp e o Messenger são cada vez mais utilizados em esquemas fraudulentos e a Meta sabe disso. Por isso, a empresa anunciou novas ferramentas para estas aplicações que irão alertar os utilizadores sobre possíveis cenários de fraude.
Estas novidades chegam no contexto do mês da sensibilização para a cibersegurança e visam reforçar a segurança de todos os utilizadores destas aplicações. Em especial os idosos que, por várias razões, são considerados mais vulneráveis a este flagelo.
Novos alertas de possível fraude são implementados no WhatsApp e Messenger
As novidades foram apresentadas pela Meta esta terça-feira. Olhando em primeiro lugar para o WhatsApp, esta app recebe um novo ecrã de alerta sempre que iniciares uma chamada de vídeo com um contacto desconhecido.
Este aviso irá alertar que podes estar prestes a partilhar informação sensível com desconhecidos. Com efeito, o WhatsApp lançará um apelo para o fazeres apenas com alguém de confiança.
Esta medida é a resposta à pressão que muitos burlões fazem sobre as vítimas para estas partilharem informações sensíveis. Dados de contas bancárias e códigos de acesso são o alvo principal.
Passando para o Messenger, a empresa está a testar uma ferramenta mais avançada. Sempre que uma mensagem suspeita chegar de um contacto novo, ela será analisada para perceber se há, ou não, risco de fraude.
Caso o algoritmo considere aquela mensagem duvidosa, o utilizador terá a possibilidade de a enviar para ser analisada pela Inteligência Artificial. Se esta considerar que há fraude, o utilizador será avisado.
Além desse alerta, receberás mais informações sobre alguns dos esquemas fraudulentos mais comuns. Terás ainda a possibilidade de bloquear aquela conta e reportar o seu comportamento suspeito.
Com estas ferramentas, a Meta espera conseguir melhorar significativamente a segurança dos seus utilizadores. Em especial os idosos, considerados um grupo especialmente vulnerável a estas ameaças.
A Meta informou ainda que, só na primeira metade de 2025, detetou e bloqueou cerca de 8 milhões de contas envolvidas em esquemas fraudulentos. Reporta ainda que foram tomadas medidas contra mais de 21 mil páginas de Facebook que se faziam passar por serviços de apoio ao cliente para enganar os utilizadores e tentar recolher os seus dados.