WhatsApp deixou de funcionar? Calma, tudo voltará à normalidade!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é utilizado diariamente por milhões de pessoas e acabou de nos pregar um grande susto! Este que é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores serviços de troca de mensagens instantâneas esteve em baixo durante bastante tempo.

Vê ainda: Top 5 smartphones por menos de 350€

Por mês conta com mais de mil milhões de utilizadores e uma média de 42 mil milhões de mensagens a serem enviadas por dia. Escusado será dizer que o WhatsApp necessita de uns bons servidores...

O WhatsApp parou e a culpa não é tua!

Durante a tarde de quarta-feira foram relatadas as primeiras falhas, pequenas mas cada vez mais frequentes, chegando mesmo o serviço a ficar offline para vários milhões de utilizadores. Deste lado fui testando a aplicação nas últimas horas e confirmo o que vários dos nossos leitores também relataram. Nem através da conexão Wi-fi ou mesmo através da ligação 3G/4G conseguia usar o serviço. O WhatsApp estava mesmo em baixo e assim ficou durante longas horas.

O problema foi global e acabou por afetar vários milhões de utilizadores. Podem consultar a total dimensão dos estragos e principais países afetados através do site Down Detector (fonte), entidade que compila as reclamações dos utilizadores de diversos serviços e aplicações, registando todos os detalhes sobre o estado deste serviço.

Sobre o tema, vemos que no Brasil teve repercussões sérias mas não foi caso único. Aliás, segundo uma notícia avançada pelo jornal Globo (via), para além de Portugal, também o Brasil, México, Peru, Itália, Alemanha e Reino Unido tiveram e/ou estão a ter dificuldades no acesso aos serviços do WhatsApp.

Contudo, não é motivo para choque ou alarmismo. Compreendo o papel crucial do WhatsApp na vida de milhões de pessoas para feitos de comunicação. Apesar de até ao momento não termos qualquer informação oficial sobre a causa desta falha, o problema, seja ele qual for, já está a ser resolvido. Neste momento a aplicação já está a voltar à normalidade. O problema afetou a versão de WhatsApp para dispositivos Android, iPhone e para computadores. Resta-nos esperar por um esclarecimento oficial por parte da WhatsApp mas, o mais importante é que já está tudo a funcionar. Pelo menos deste lado.

E tu, sentiste alguma falha no teu WhatsApp?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J5 (2017) passa pela FCC

Galaxy S8: Alguns utilizadores reclamam mais problemas no ecrã

Android Nougat chega finalmente a mais dispositivos em Maio

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.