WhatsApp deixa hoje de funcionar em milhões de smartphones. Vê se o teu é um deles

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Tal como o WhatsApp anunciou há uns meses, a partir de hoje (1) a aplicação perderá suporte em vários dispositivos Android e iOS. Isto significa que milhões de utilizadores deixarão de poder usar esta plataforma de comunicação caso possuam um dispositivo mais antigo.

Em rigor, o WhatsApp deixará de suportar qualquer smartphone Android com a versão 4.0.4 ou abaixo do sistema operativo. Já no mundo iOS, a perda de suporte acontecerá na versão 9 e abaixo.

WhatsApp passa a funcionar apenas acima do Android 4.0.4 e iOS 9

É verdade que se tratam de versões menos atuais de ambos os sistemas operativos. Todavia, por várias razões, é possível que existam vários equipamentos ainda com estas versões do respetivo software.

A todos os que ainda se mantenham com algum equipamento com este software, ser-lhe-á, a partir de hoje, barrada a possibilidade de usar o WhatsApp. Com efeito, perderão a possibilidade de manter contacto com familiares e amigos por esta via.

No mundo Android, o lote de equipamentos que perderão suporte ao WhatsApp será maior devido à grande variedade de produtos lançados nos últimos anos. Já no mundo iPhone, perderão suporte o iPhone SE original e a geração iPhone 6S e abaixo.

Neste caso, a equipa responsável enaltece as soluções possíveis para contornar este impedimento estratégico. Em primeiro lugar, é aconselhada a atualização do seu smartphone para uma versão mais recente do seu sistema operativo.

Os que não tenham essa possibilidade, a solução passará pela aquisição de um smartphone mais recente com suporte a uma versão mais atual do Android ou iOS. Neste caso, o WhatsApp esclarece que poderão migrar o seu histórico de conversas para o novo equipamento.

Como transferir o histórico de conversas do WhatsApp

  • Abrir o WhatsApp
  • Ir às Definições
  • Conversas
  • Cópia de segurança
  • Efetuar cópia de segurança

Deste modo, a plataforma gravará na cloud todas as conversas, vídeos e documentos trocados em qualquer sala de conversação. Posto isto, bastará restaurar essa mesma cópia de segurança no teu novo smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: como ativar a encriptação dos backups de mensagens [dica]
  • Waze: erro no algoritmo da app de navegação provoca acidente insólito
  • 3 bons smartphones Samsung (agora) mais baratos na PCDIGA
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.