Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

WhatsApp confirma falha que permitia espionagem de conversas no iPhone e Mac

Bug grave no WhatsApp expôs conversas de utilizadores de iOS e macOS; Meta garante que a falha já foi corrigida.

WhatsApp bug spyware Apple
(Imagem criada por IA/ ChatGPT)

Se pensas que os sistemas da Apple estão livres de ameaças, desengana-te. O WhatsApp corrigiu recentemente uma falha de segurança que afetava iOS e macOS, usada por hackers em campanhas de spyware — ou seja, estavam a espiar conversas de utilizadores.

Os investigadores de cibersegurança do WhatsApp explicaram que os ataques tiveram como alvo utilizadores específicos. A vulnerabilidade de dia zero, identificada como CVE-2025-55177, só foi explorável graças à combinação com outra falha nos sistemas da Apple, a CVE-2025-43300, que foi corrigida pela empresa de Cupertino a 20 de agosto.

O que é uma vulnerabilidade de “dia zero”?

Trata-se de um bug que ainda não é conhecido publicamente e que, por isso, não tem correção imediata. Assim que é descoberto, os programadores têm de correr contra o tempo para fechar a falha e proteger os utilizadores.

WhatsApp já alertou quem foi afetado

Se estiveste entre os visados, provavelmente recebeste uma notificação oficial. A mensagem explica que um conteúdo malicioso pode ter sido enviado pelo WhatsApp e combinado com falhas do sistema do teu dispositivo, comprometendo dados pessoais e até mensagens.

“A nossa investigação indica que uma mensagem maliciosa pode ter sido enviada para ti pelo WhatsApp e combinada com outras vulnerabilidades no sistema operativo do teu dispositivo para comprometer o teu dispositivo e os dados que contém, incluindo mensagens.

Embora não tenhamos a certeza se o teu dispositivo foi comprometido, queremos informar-te por precaução para que possas tomar medidas para proteger o teu dispositivo e as tuas informações."

- WhatsApp no alerta enviado aos utilizadores.

WhatsApp iPhone
(Imagem: appshunter.io/ Unsplash)

A Meta não revelou o número exato de vítimas, mas confirmou ao TechCrunch que foram notificadas “menos de 200” pessoas.

Para os utilizadores que receberam alerta, a recomendação é simples: redefine o dispositivo para as definições de fábrica e mantém o sistema operativo da Apple e a aplicação do WhatsApp atualizados. Além disso, convém ter um antivírus instalado no teu dispositivo e fazer verificações de segurança com frequência.

Se procuras recomendações, dá uma olhada nestas listas da 4gnews com opções pagas e gratuitas para manter o teu dispositivo protegido:

SanDisk 2TB Extreme SSD portátil
141,90 €Amazon
180,93 €-22%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.
Anúncio de Fundo