WhatsApp: como ver o histórico de edição de mensagens na app

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A possibilidade de editar mensagens enviadas no WhatsApp é uma das mais recentes novidades a contemplar a app do grupo Meta, mas pode causar confusão, ou mal entendidos entre os utilizadores. A pensar nisso, compilamos esta dica prática e útil para todos.

Em causa está a possibilidade de editar mensagens até 15 minutos após o seu envio na plataforma de comunicações instantâneas. É algo que tanto pode ser usado para corrigir erros ortográficos, como para induzir o destinatário(s) em erro em caso de distração.

Segue estes passos para ativar o histórico de edição de mensagens no WhatsApp

Assim sendo, para evitar que esta função seja usada para fins menos próprios, ou mesmo abusivos da nova possibilidade, basta seguirem este passos. Poderão assim ficar a saber, sempre, quando há alguma edição e o respetivo conteúdo.

  1. Ativar as notificações no WhatsApp e no smartphone
  2. Garantir que temos a mais recente versão do WhatsApp instalada
  3. Abrir a aplicação e carregar no ícone dos 3 pontos no canto superior direito
  4. Aceder a "Definições" e, em seguida, a "Notificações"
  5. Ativar aí a opção de "Usar notificações de Alta Prioridade"
  6. Sair do WhatsApp e, em seguida, aceder às Definições do smartphone
  7. Aceder e clicar em "Notificações", selecionando a opção "Definições Avançadas"
  8. Clicar, por fim, em "Histórico de Notificações" e ativar esta opção

Importa frisar que este é um método indireto para receber uma notificação sempre que há alguma edição a uma mensagem. Ou seja, a partir daí as notificações de novas mensagens ficarão guardadas no histórico de notificações no dispositivo móvel Android.

Ficarás a saber o que dizia a mensagem original no WhatsApp

A partir de então, mesmo que a mensagem seja alterada, para ter acesso a este registo basta aceder a:

  • Definições - Notificações - Definições Avançadas e Histórico de Notificações no smartphone Android.

Por fim, teremos sempre, no histórico de notificações recebidas, o conteúdo da mensagem original, salvaguardando assim edições dos conteúdos e mensagens através do WhatsApp.

Numa última nota, sendo efetivamente uma função útil - a edição de mensagens - recomendamos o seu uso moderado. Podem também garantir que têm a mais recente versão da app ao aceder à sua listagem na loja oficial, a Google Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.