comscore comscore
Home Android

WhatsApp implementa medidas para combater ‘Fake News’

Sendo uma das aplicações de mensagens/comunicação mais utilizadas em todo o mundo, o WhatsApp tem responsabilidades acrescidas no seu impacto social. Uma das grandes ‘pragas’ de hoje em dia, são as ‘Fake News’, que cada vez mais dão início a terríveis eventos.

Por isso, a popular aplicação de mensagens está agora a implementar mais algumas medidas, de forma a tentar conter o espalhar de ‘Fake News’ a nível global. Ainda que este seja uma missão ‘ingrata’, são de louvar todos os esforços feitos nesse sentido.

WhatsApp Fake News

Assim, a partir de agora, os utilizadores serão limitados ao reencaminhamento de mensagens para um total de 5 utilizadores/grupos. Obviamente, esta pequena restrição não irá conseguir parar estes acontecimentos, mas teoricamente poderá conseguir abrandar o processo.

WhatsApp tenta uma vez mais abrandar a partilha de ‘Fake News’

No seu comunicado oficial, a empresa afirma que irá continuar a trabalhar no desenvolvimento de novas formas de restringir este tipo de conteúdo viral. Este é um assunto que cada vez ganha mais importância. Especialmente depois de vários eventos terminarem na morte de várias pessoas.

Durante os últimos tempos, o WhatsApp tem implementado algumas medidas também com o objetivo de abrandar o espalhar de ‘Fake News’. Por exemplo, os administrados de grupos podem permitir a publicações de mensagens apenas por parte dos administradores. Evitando assim que mensagens sem qualquer supervisão sejam partilhadas com grandes grupos de pessoas.

WhatsApp Fake News

Uma vez mais, este é um tipo de evento extremamente complicado (ou até impossível) de exterminar. No entanto, tanto o WhatsApp como as restantes redes sociais que contam com milhões de utilizadores, têm a responsabilidade de fazer todos os possíveis para minimizar o seu impacto.

Além das plataformas sociais onde estas informações falsas são vastamente espalhadas. Também os meios de comunicação online (jornais, blogs, etc.) têm uma importante responsabilidade. Verificando constantemente a validade das suas fontes antes de publicarem novas notícias.

Editores 4gnews recomendam:

WhatsApp recebe atualização e promete novidades para o futuro

WhatsApp Messenger bate recordes e ultrapassa o Facebook

WhatsApp: Nova atualização traz uma funcionalidade muito desejada!

Nascido em Sintra e a viver em Londres, amante do mundo Android desde o velhinho Galaxy S1 e apaixonado por tudo o que tecnologia envolve. No tempo livre o mais importante é sem dúvida família, música, natureza e... Xbox!