O WhatsApp, tal como o Facebook, tenciona começar a combater as notícias falsas ou "Fake News" que tanto tem vindo a ser faladas. O termo "Fake News" ficou viral na campanha de Donald Trump nos Estados Unidos. Numa altura em que o atual Presidente dos Estados Unidos decidiu chamar a todos, e mais alguns, órgãos de imprensa falsos.
Contudo, depois da eleição onde D.Trump acabou vencedor, o Facebook referiu que a Rússia propagou uma quantidade enorme de "Fake News" na sua rede social. Artigos que ajudaram a campanha do atual presidente.
Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, WhatsApp e Instagram, referiu que as suas redes sociais deviam ter estado mais atentas a estas notícias. Apontou ainda que deviam de alguma forma ter prevenido o acontecido.
O Facebook já tomou medidas de forma a evitar que este tipo de artigos se tornassem virais. Agora é a vez do WhatsApp informar os utilizadores que podem provavelmente estar a partilhar uma notícia falsa.
WhatsApp combaterá as Fake News com a nova atualização
A nova atualização trará a informação que aquele link (ou artigo) foi partilhada várias vezes na aplicação. A mensagem aparece como "A mensagem que estás a encaminhar já foi encaminhada várias vezes" quando é partilhada mais de 25 vezes.
Infelizmente não é claro para o utilizador que a notícia pode de facto ser falsa. Uma forma de ver esta mensagem é que o utilizador está a partilhar algo viral.
Embora não seja uma medida efetiva, é um passo em frente no combate às Fake News por parte das aplicações do jovem Mark Zuckerberg.
É bom saber que existe uma vontade de dever cívico em prol deste tipo de informações. Nos dias de hoje "se está na Internet é porque é verdade", infelizmente nem sempre é verdade.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Huawei Mate 10 Pro. Afinal, o que é que este Android não aguenta?
Xiaomi Mi 6X – Será este um possível Xiaomi Mi A2 com Android One?
Samsung Galaxy S9. Imagens reais ou um mero clone com Android?
Via