O WhatsApp Messenger é a aplicação de troca de mensagens mais utilizada em todo o mundo. Aliás, recentemente a utilização do WhatsApp ultrapassou o Facebook. Só isto mostra-nos o quão esta App é importante em todo o mundo.
Contudo, com muita fama chegam os problemas. O WhatsApp está preocupado com as contas falsas, com a divulgação de notícias falsas ou até com o Spam que pode existir na aplicação. Spam que pode variar de notícias ou phishing, uma forma de obter os dados de outros utilizadores ao fazerem-se passar por entidades sérias.
Com este problema em mãos, não chega os olhares humanos para resolver a situação. O WhatsApp divulgou hoje como é que consegue banir e bloquear mais de 2 milhões de contas por mês que tentam, em alguma forma, violar os termos e condições da aplicação de mensagens.
Machine Learning é o que faz do WhatsApp estar tão limpo
Tudo se resume a machine learning. Este sistema consegue identificar "notas" de situações passadas para conseguir bloquear de forma automática as mais recentes. Se em certa altura foram humanos a bloquear determinados números devido a estes problemas, agora esta AI consegue imitar os mesmos padrões anteriormente impostos.
"Um sistema de machine learning usa transações anteriores da empresa com contas problemáticas e de cenários específicos que os engenheiros seguiram para derrubar certas contas."VentureBeat. "Esse sistema atingiu um nível de sofisticação que permite banir 20% das contas ruins no momento do registo
“Como acontece com qualquer plataforma de comunicação, às vezes as pessoas tentam explorar nosso serviço. Alguns podem querer distribuir links click-bait projetados para capturar informações pessoais, enquanto outros querem promover uma ideia. Independentemente da intenção, as mensagens automatizadas e em massa violam os nossos termos de serviço. Uma de nossas prioridades é evitar e interromper esse tipo de abuso ”.
Em suma, é impressionante ver o nível de sofisticação que está por trás do WhatsApp. Porém, nem tudo lhe passa pelo radar. Assim sendo, sempre que receberes algo estranho no teu WhatsApp ou de um número que não conheces, certifica-te que primeiro sabes a sua origem com certezas absolutas.
Editores 4gnews recomendam: