Já há longos meses que falamos na chegada de uma nova medida de segurança para o WhatsApp, que torna possível desbloquear a App apenas com utilização do leitor de impressão digital. A primeira vez que foram encontradas provas da sua existência foi há 8 meses.
Desde então, o WhatsApp para iOS já recebeu a nova funcionalidade há 3 meses, sendo que os utilizadores Android continuaram sem ter acesso às novidades.
Bloqueio do WhatsApp com leitor de impressão digital chega finalmente ao Android
Uma vez mais, graças ao WABetaInfo, ficámos a saber que o WhatsApp beta para Android recebeu uma nova atualização, que traz a tão desejada funcionalidade.
Assim sendo, se utilizas a versão de testes do WhatsApp, confirma se tens a mais recente versão (2.19.221) para poderes ativar o bloqueio através de impressão digital. A nova adição chega desligada de forma padrão, por isso, vais precisar de ativar nas definições.
Se ainda não tinhas conhecimento desta funcionalidade, vai permitir-te bloquear a aplicação de forma a não estar acessível a qualquer pessoa que esteja a mexer no teu smartphone. Ou seja, para abrir a aplicação precisas de fazer a verificação com o sensor biométrico.
Funcionalidade deverá ficar disponível para todos em breve
Apesar de apenas ter ficado disponível na versão beta agora, é muito provável que não demore muito tempo até que chegue à versão estável do WhatsApp para Android.
Tal como referi, esta é uma funcionalidade que já se encontra em desenvolvimento/testes há muito tempo. Por isso, será de esperar que esteja já 100% operacional, apesar de estar apenas disponível para a versão experimental.
Por isso, a sua passagem para a versão final da App não deverá tardar.
Outras novidades trazidas pela nova atualização
À semelhança do que aconteceu no iOS, esta nova funcionalidade traz algumas opções adicionais. Quando ativam o novo método de segurança, os utilizadores vão poder escolher se querem apresentar, ou não, pré-visualização de mensagens nas notificações.
Além disso, podem também escolher quanto tempo demora até que a App volte a ficar bloqueada. No entanto, no Android poderão apenas escolher entre "imediatamente", "1 minuto" e "30 minutos". No caso do iOS, os utilizadores podem também escolher "15 minutos".
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook irá lançar uma secção de notícias até ao final do ano
- Instagram bloqueia parceiro de anúncios que recolhia localização de utilizadores
- Twitter está a testar um botão para silenciar notificações irritantes